Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

quinta-feira, abril 29, 2010

Um Empresário de Sucesso no Fundo de Desemprego

Jó..., para os conhecidos do milieu, empresário de chemises à moda da Turquia, nos arredores de Barcelos, fura vidas de inúmeros esquemas, homem de sucesso no negócio do vestuário, nomeadamente com o fabrico de marcas para outras empresas e de alguma contrafação e feirante nas horas livres, tendo a seu dispor cerca de umas 18 trabalhadoras, resolveu aumentar os respectivos proveitos pessoais.
Vendeu em 2008, por incapacidade neurológica (atestado médico nos conformes...), a sua empresa e outros bens imobiliários à sua mulher (como contrapartida houve um compromisso de honra em termos de saldar uma suposta dívida, de igual valor, dela a uma empresa de Guernsey) por uns míseros 1000 €, da qual se divorciou, uns meses antes; mas com a condição de poder continuar a trabalhar na empresa (como um gestor, ainda que mal pago...).
Construíu uma casa, tipo social, junto do palacete pertencente agora à ex, mas fora da propriedade, apesar de continuar a viver junto da madame.
Em princípios de 2009 foi despedido e requereu o respectivo subsídio de desemprego, e que subsídio..., no entanto, continuava a dirigir os destinos da empresa, embora tivesse de abdicar das feiras (evitar surpresas/visitas desagradáveis da ASAE e/ou da Inspecção do IEFP).
Será que o Patrão dos Patrões da Cosa Nostra Tuga estava a referir-se a estes casos de desempregados que têm recusado trabalhar abaixo do valor do subsídio de desemprego???
75% do ordenado do último mês, para alguns desempregados, como este mafarrico, até pode ser interessante, na medida em que nenhuma empresa quererá pagar tal rendimento e por conseguinte será logo recusado, pelas entidades patronais; em relação aos outros, a situação pode ser dramática.

Se for em relação à redução do valor dos direitos adquiridos pelo comum dos trabalhadores em que o mínimo do subsídio de desemprego ronda os 420 €, então essa proposta, não será mais do que uma sórdida manobra mafiosa que pretende, de uma forma, sub-reptícia baixar o valor do salário mínimo.

Com um Patrão Filosófico que parece ter vendido ao diabo um passado  de sindicalismo obscuro e uma sindicalista que virou ministra (sob a supervisão de um secretário de estado muito badalado, principalmente pelos amigos do lado, daqui do burgo), de um Governo Liberal, defensora dos interesses do Governo junto do patronato, estão reunidas todas as condições para que o fosso entre ricos e pobres aumente.


quarta-feira, abril 28, 2010

A Espionagem Bufa nas Escolas

Corrupção?

Nos últimos anos, devido à degradação das condições de vida familiar e de trabalho dos professores nas escolas, principalmente em relação aos não vinculados, tem-se vindo a assistir ao aumento de uma maior preocupação de Pais (mais das mamãs), relativamente aos respectivos filhos que estão em início de carreira e que podem tropeçar em caçadores, experts na arte do abocanhar pseudo-fortunas.

É neste sentido que as progenitoras tentam fazer abordagens, cada vez mais descaradas, sobre funcionários e/ou outros docentes, no sentido de vigiarem os passos dos seus meninos(as), das companhias e dos respectivos comportamentos.

Na realidade, a propensão para a aceitação destes trabalhos sujos (a troco de eventuais e duvidosos benefícios económicos e/ou sociais), surge com maior disponibilidade da parte dos docentes que dos funcionários.

Quando existe recusa, a reacção dos progenitores ofendidos torna-os em figuras sinistras que não hesitam em denunciar estes, que disseram não, à comunidade escolar sobre a acção de eventuais situações de chantagem, para espionagem.

Quem prova o quê?

Mas, as dúvidas pairarão sobre os inocentes e os corruptores serão sempre bem vistos.

Ora, os professores e funcionários descendentes dos delatores da PIDE também exibem outras virtualidades:

1 – No que respeita em fazer chegar junto da direcção, críticas verdadeiras ou inventadas, deste ou daquele professor ou funcionário.

2 – Difusão anónima de eventuais, quiçá falsos, comportamentos pouco ortodoxos por parte de elementos da gestão junto da restante comunidade educativa.

3 – Viciação de ausência/faltas, onde os professores culpabilizam funcionários de acção persecutória.

4 – Alguns desses professores dão explicações e tentam saber de outros colegas (de quase todas as disciplinas), usando diverso tipo de artimanhas, especificidade de conteúdos que constam nas respectivas fichas de avaliação. Ou tentam influenciar o tipo e conteúdo de questões que devem compor essas fichas.

Estão com todos e em todas as jogadas de bastidores.

terça-feira, abril 27, 2010

Lucros no SNS Empresa

IPO Porto fez alarde, com pompa e circunstância, à obtenção de lucros, relativamente ao exercício contabilístico do ano anterior.
No entanto,minimiza a não aplicação de medicamentos inovadores, quiçá por serem um pouco mais carotes e desvaloriza o número de 143 pessoas que faleceram por estarem em lista de espera, quer para intervenções cirúrgicas, quer para tratamentos.
O espírito empresarial neo-liberal de Chicago promete um futuro sombrio sobre a evolução de cuidados preventivos, curativos e paliativos, em termos de saúde e educação para a saúde.
Esta mentalidade já se começou a verificar quando as conferências do IPATIMUP dirigidas a professores das Ciências Experimentais/Biológicas (Serralves) foram suspensas..., talvez por falta de verbas.
Taxar ambulâncias que levam doentes deve ser para evitar que entrem mais doentes; mais valia porem um cartaz a declararem que só estão autorizados a frequentar o IPO doentes pedestres (?).

segunda-feira, abril 26, 2010

A Escola de Abril em Estado Vegetativo...

Depois do 25 Abril de 1974, muitos debates, muitas conspirações, muitas acusações, muitas teorias e sucessivos modelos implementados (já abandonados pelas respectivas sociedades), tendo em conta a valorização do aluno, em processo de desenvolvimento cognitivo, através de auto-descobertas e desvalorizando a aprendizagem por via da imposição de conceitos básicos.
Depois a juventude descobre que, sem muito esforço, (o sistema finge que todos só não são ainda sobredotados, porque existem uns professores retrógrados que insistem em impor o conhecimento substância, valorizando o conhecimento incremental e umas quantas normas do estilo caça à raposa) - deve ser por isso que parece estar na moda, o aluno adolescente ter direito a ir ao psicanalista que devem ser eliminadas) é capaz de terminar a escolaridade do 12º ano, por via da descoberta de que as estatísticas fazem e desfazem competências europeias.
As Tutelas continuam a levar os alunos ao colo (reformas na 2.ª maioria absoluta de Cavaco Silva), desvalorizando o esforço dos professores no trabalho de preparação de conteúdos adaptados aos diferentes ritmos de aprendizagem e implementando estruturas de apoio pedagógico, sem nexo metodológico.
Basta ver que os currículos alteram de designação, embora os conteúdos continuem imutáveis no tempo.
Agora, estamos no tempo da cosmética da Parque-escolar e na tentativa ainda que aparente de pacificar as conflitualidades entre ME e professores e quando parece tudo serenado eis que alguém da Tutela resolve reverificar se um barril está cheio de gasolina, através da chama de um fósforo.
A mediocridade educativa de hoje está criando as bases de uma geração de analfabrutos, quiçá de políticos ainda mais virados para o disparate neurológico, que tendem a copiar comportamentos de indigência ao nível do conhecimento.
A escola de Abril está moribunda, não porque ela não devia obedeceder ao natural desenvolvimento de socialização das sociedades em termos de mudança/inovação, mas porque existem interesses, para quem o caos beneficia interesses pessoais.
Nunca existiu uma Política Educativa...
Portugal, em termos de valorização do conhecimento, ainda se encontra na fase da de uma suposta tentativa de optimização dos Recursos Humanos, quando outros já ultrapassaram  fases seguintes, como a do Capital Humano, do Conhecimento Humano e já se encontram na etapa do Saber de Gestão de Sentimentos.
A educação em Portugal encontra-se numa anacrónica debilidade de identidade; medidas avulso sem sequências lógicas e sem alterações sociais e culturais, ao nível das estruturas.
No Eire, a uma determinada hora da manhã e da tarde, cada aluno (do básico ao último ano) retira obrigatoriamente, pelo menos, uma peça de fruta (varia de dia para dia e é igual para todos; mas, a maçã é a preferida pela oferta.) que se encontra em caixas dispostas em cima de mesas. Não existem funcionários a controlarem e o auto-silêncio é exagerado.

sexta-feira, abril 23, 2010

Contratados & Contratados

Nos tempos que correm, ser-se contratado é descobrir o irreal da situação de nomadismo, escorraçado como força de trabalho barata e descartável.
Jovens que hoje estão em Cantanhede e amanhã em Torre de Moncorvo ou no olho da rua, não augura nada de positivo para a estabilidade do sistema de ensino.
Neste momento sentem-se com a alma vazia, quase desamparados pelos sindicatos e desprezados pelo Ministério.
Mas por vezes alguns cometem erros que outros, sem qualquer culpa, pagarão as favas.
Deste modo, podemos citar algumas situações que validam comportamentos anómalos: alguns dos contratados, nos primeiros tempos, pediam e recebiam ajuda dos sindicatos para efeitos de esclarecimento de dúvidas, tornando-se viciados nesses comportamentos, em situações sucessivas (o mesmo acontece com outros professores dos quadros. – Na Alemanha os benefícios obtidos pelos Sindicatos junto das entidades patronais só têm aplicação legal, nos respectivos filiados), mesmo já sendo docentes dos quadros.

Agora, quase todas as Organizações Sindicais decidiram só prestar esclarecimentos aos que concorriam pela primeira vez e aos seus filiados, na medida em que os restantes, só raramente se filiavam.

Os que nunca se filiaram em qualquer Sindicato, reclamam agora falta de legitimidade dos Sindicatos em os representar e talvez tenham alguma razão, mas não quando os apelidam de traidores, na medida em que sempre agiram oportunisticamente.

Neste caso, porque não aparecer outra estrutura sindical só de contratados que não querem estar filiados.

Alguém que resolva este aparente paradoxo.

Em primeiro lugar é necessário saber distinguir professores contratados com cerca de 10 a 24 anos de serviço lectivo dos Outros.

Estes últimos até podem ter algumas razões de queixa contra o facto de os sindicatos não terem acautelado, em termos de letra da lei, as condições concursais dos contratados em entrarem para lugares do quadro (a anterior ministra já tinha decidido encerrar as portas de acesso aos contratados e foram os Sindicatos que impuseram a esta equipa ministerial a realização de novos concursos; algumas pessoas têm memória curta).

Ora, são os do primeiro grupo, onde se situam os mais inadaptados e os mais críticos em relação aos Sindicatos e aos Governos.

São pessoas que concorreram dentro da área de residência (como se os outros os parvos que concorriam para a aventura não passassem de uns coitadinhos papalvos) sempre nos mini-concursos, depois em concursos de escola com horários esfrangalhados que se transformavam em idílicos centros de trabalho (por exemplo: em concelhos remotos do interior um horário de 22 horas que se dividia em quatro e por ausência de candidatos e se reagrupava para ser atribuído a determinada pessoa).

De repente, começaram a tomar consciência de determinados aspectos/conceitos, que tinham ignorado e para os quais não se tinham preparado psicologicamente, como Profissionalização, Quadro de Zona Pedagógica, Quadro de Escola, etc., e que determinariam ou não o respectivo vínculo, em termos de garantia de exercício profissional.

Aperceberam-se que os tais aventureiros, com menor tempo de serviço, se tinham adiantado, em termos de vinculação e de progressão e se transformaram em senhores feudais e eles se tinham reduzido a servos da gleba.

Deste último clube alguns resistentes decidiram fiarem-se na virgem das vagas/necessidades residuais e neste momento é vê-los vinculados por um canudo até ao último suspiro profissional: desemprego atribulado.

Um casal de professores (percurso de só concorrerem para escolas junto da respectiva residência durante anos a fio) na casa dos quarenta e cerca de 18 anos de serviço, vivendo na zona de Coimbra, com filhos na Universidade, vive um drama para o qual sempre menosprezaram, em relação a outros, ou seja, para o facto de ele leccionar em duas escolas, distantes uma da outra, de forma a poder obter o equivalente a um horário completo (outra originalidade de M.L.R. que ficará nos anais do disparate educacional),  deste distrito, uma das quais que até tem bastantes transportes de acesso, só que com horários incompatíveis, necessitou de adquirir uma viatura a gasóleo e económica.

Por outro lado, a companheira e a mãe dos dois estudantes foi obrigada a deslocar-se, como professora do ensino básico, para uma escola, no fim do mundo, do distrito de Viseu e também sentir a necessidade de tirar a carta de condução e adquirir outra viatura a gasóleo. A disponibilidade habitual de cozinhar petiscos para seus meninos esfumou-se.

Esta família ficou com 3 automóveis novinhos em folha (um familiar e dois de serviço) e as Poupanças entraram numa situação crítica (continuação dos estudos universitários está em risco), talvez pior (proporcionalmente) que a dívida externa portuguesa perante os mercados externos.
Nunca estiveram filiados em qualquer Sindicato por considerarem que seria uma forma de desvalorização social.
São potenciais divorciados...

quinta-feira, abril 22, 2010

Solidariedade Municipal na Saúde e o PEC do PS



Este ex-presidente da Câmara Municipal de Montalegre e num futuro potestativo, novamente candidato oficial pelo PS vem querer dizer que o que os valencianos querem são migas de H2O4.
Se for eleito Presidente, queremos ver quantos médicos ficarão disponíveis.
Depois faz um discurso de demagogia, se o Governo for do PSD, clamando por falta de meios humanos, em termos de assistência hospitalar.
Já agora, por uma questão de solidariedade, a Cãmara Municipal de Montalegre também poderia e deveria (pelo mesmo Princípio do Desperdício e da Coerência) dispensar uma das três Juristas, a começar pela mais que tudo do Sr. Dr., porque Vila Pouca de Aguiar (Princípio dos vasos comunicantes) agradeceria igualmente, não só a disponibilidade em mudança de ares do médico, mas também de uma Jurista.



quarta-feira, abril 21, 2010

Ordens de Serviço da Direcção das Escolas


Em algumas escolas, as ordens de serviço ou convocatórias para a execução podem estar feridas de legalidade, mas os professores aceitam-nas, porque acabam sempre por serem os mais prejudicados, não por medidas de retaliação da gestão, mas porque reconhecem que sem suor não pode haver benefício.

Um dos aspectos mais interessantes e paradigmáticos dessas contradições, passou-se durante a pausa lectiva do Natal em que as direcções das escolas resolveram marcar reuniões para o dia de Sábado, porque a quadra natalícia (mais a tolerância de ponto) começava na tarde da Quinta-feira seguinte.

Muitos protestaram, a maior parte por via anónima, sobre o facto de a lei apenas autorizar a existência de trabalho na escola apenas durante cinco dias por semana.

A Gestão de cada uma das escolas da área administrativa da DREN, reconhecendo o erro recuaram.

Em algumas destas escolas, os horários das reuniões foram refeitos (cumprindo escrupulosamente todos os itens normativos) e muitos dos professores, principalmente os contestatários, verificaram estupefactos que elas se prolongariam até meados da segunda semana da pausa lectiva. Na pausa do segundo período, todos os professores fizeram um abaixo-assinado solicitando à direcção para, subvertendo os procedimentos normativos, abreviar a duração dos períodos de avaliação.

Em outras escolas, as respectivas Direcções solicitaram aos directores de turma onde houvesse professores contestatários (sem os identificar) que referissem a existência dessas impossibilidades e que as reuniões não realizadas seriam agendas para data posterior às já marcadas. Alguns dos professores, quiçá dos contestatários, devem ter reparado que o número elevado de reuniões anuladas poderia prolongar-se para a segunda semana da pausa lectiva e tomaram consciência de que a pausa passaria a trabalho suplementar e ficaram calados, porque todos os D.T. comunicaram que não havia professores que estivessem contra o calendário proposto.

Num terceiro grupo de escolas, as direcções pediram que os professores se identificassem e ficassem responsáveis perante os demais, pelo facto das respectivas reuniões poderem prolongar-se no tempo (segunda semana).

Claro que ninguém assinou…

Seria interessante que as Direcções ignorasse esse procedimento e aplicassem a lei, na medida em que alguns dos contestatários já tinham feito reservas de férias no Pacífico Sul.

EE UU acusa a Goldman Sachs de fraude por las 'subprime'

António Borges, o teórico do PSD, para as questões económicas, anda muito silencioso, perante estes factos que ocorreram nos tempos em que era administrador dessa instituição financeira.
António Borges Passos Coelho e José Socrates têm ideias semelhantes sobre o âmbito das privatizações, com diferentes formas de disfarçar o objectivo final e na forma de contabilizar o deficit das contas públicas.

terça-feira, abril 20, 2010

O Amor pela Educação é...

Uma Barbie em pose de Estado
Atrás de uma Mulher dizem que está sempre um Minorca:

E na sombra deste está o Legítimo:
Só que, existe sempre uma Outra, estilo factotum. Será esta?

segunda-feira, abril 19, 2010

A Fenomenologia do Ser Isabel segundo Sócrates

As aventuras da Alçada, na peugada das do Sr. Silva, devem-se ter baseado no célebre guionista de S. Rato.
As conversas amistosas entre a dita e a sociedade civil subversiva dos professores filiados nos sindicatos tem-se pautado pelo figurino Tea o'clock com bolachinhas regadas a vintage em chávenas de café cevado.
Promessas de ternura e amor eterno, mas sem o respectivo normativo de sustentação, projectam as promessas de casamento, para as incertezas de uma Boneca psicopata que grita, com uma sonoridade fervilhante, por violação, quiçá intelectual antes de o Ser. 
Aliás, este pas de deux teve em Passos Coelho o inspirador para a unidade da divisão infinitesimal segundo a elucidação de Fermat.
No fundo esta mania de alterar as regras concursais durante o próprio processo (no espirito do acordo firmado está subjacente tacitamente de que as avaliações do simplex simplificado iriam para banhos e de que em futuros concursos só contaria para a graduação, as avaliações futuras), em contraponto ao norte magnético de um passado recente, tem história, desde Ferreira Leite e Lurdes Rodrigues e pode conduzir a novas formas de turbulência, maiores que a provocada pelo vulcão Eyjafjallajokull.

domingo, abril 18, 2010

Os Traumas da Governação

Governar é um acto traumatizante, principalmente para algumas pessoas que se sentem não valorizadas pelos respectivos sucessores.
Desta vez, Vieira de Carvalho sente-se traído porque a Canavilhas chutou borda fora do Teatro S. Carlos um amigo, um verdadeiro amigo, como já não existem nos dias de hoje.
Vieira de Carvalho (SEC) usa uma argumentação crítica tão erudita que poderia ser aplicada a ele mesmo e o seu ME, no tempo em mandaram/reinaram no Ministério da Cultura, a quando das polémicas demissões de Carlos Fragateiro do Teatro D. Maria II e de Dalila Rodrigues do Museu Nacional de Arte Antiga

sábado, abril 17, 2010

Honorários de José Sócrates?

Segundo o semanário Expresso, o IEFP lançou diversos concursos que foram sempre anulados, por esta ou aquela razão, para atribuição de serviços de televisão corporativa entre os diversos centros.
Por coincidência a PT perdeu-os todos.
Em finais de 2009 foi lançado outro já válido e em que finalmente a PT ganhou.
O engraçado é que a proposta base era de 700 000 euros e assente num determinado tipo de tecnologia e naturalmente propostas de montantes superiores foram eliminadas, enquanto que o mesmo aconteceu às propostas com montantes inferiores.
A PT juntou 1,1 € à proposta base do IEFP e ganhou 1,1 € (deve ser suficiente para pagar 2 cimbalinos).
Em princípio e teoricamente, as propostas para concurso público devem ser entregues em envelope fechado... 
Em Portugal é apenas um acto de fé por parte de uma empresa que deve ter consultado algum vidente católico.
No

sexta-feira, abril 16, 2010

Engenharia Vanguardista na Parque Escolar - 1

No processo produtivo da modernização dos estabelecimentos escolares, a maioria das empresa, por obra e graça dos Arquitectos Técnicos e Engenheiros Técnicos, quiçá da Independente, tem optado pelas inovações da arte da cosmética, através de revestimento externo das paredes antigas com placas de esferovite, que por sua vez são pintadas.
No nossa modesta ignorância pensamos que a aplicação de esferovite só serve os respectivos propósitos de isolamento se estiver entre duas paredes e não servindo de parede externa (???).

quarta-feira, abril 14, 2010

As Lacunas das Imparidades Furadas

Num passado recente, o Primeiro veio do alto do seu púlpito, proclamar perante uns incrédulos vassalos de que a aplicação do Imposto de Mais-valias sobre mercado de capitais passava a constituir um imperativo do desígnio patriótico. Acrescentou que, não era para já (talvez lá para meados do Verão?), mas quando estivessem reunidas as condições mínimas, em termos de crescimento/valorização da Bolsa de Valores (quiçá de algumas das acções).
Passados alguns dias, o Bloco de Esquerda fez o anúncio público sobre a apresentação de um projecto-lei sobre o mesmo assunto.
Esta semana, como que acordando para a realidade e para esvaziar a iniciativa da oposição e no espaço de vinte dias, o Profeta-mor descobre que as condições, que ainda não existiam, passaram, num ápice, a serem uma realidade objectiva e declarou a apresentação de uma Proposta-lei para breve.
O que mudou?
1 - A Bolsa de Valores encontra-se numa situação de estagnação tendencialmente para a queda.
2 - Os amigos e outras pessoas, ainda que pertencentes a Partidos ideologicamente`pertencentes ao Centro/Direita mas bastante influentes sobre a aprovação do PEC e do OGE, já conseguiram vender em alta as respectivas carteiras de Acções?
3 - O Vaticano, por causa do BPP, já recuperou das perdas dos seus investimentos financeiros?
4 - O PS teve medo que o Passos Coelho viesse a capitalizar eleitoralmente, segundo o princípio dos vasos comunicantes, em termos de transferência de ganhos financeiros extraordinários dos preguiçosos parasitas dos desempregados para os produtivos gestores de Off-Shores?
5 - Não taxar pudesse ser interpretado como demonstração, quiçá religiosa, de tendências de Pedofília?

terça-feira, abril 13, 2010

Sono na Paz dos Anjos?

Hoje, PS, PSD e PP/CDS chumbaram proposta de criação de uma comissão de inquérito sobre as contrapartidas derivadas de aquisição material.
A imprensa tem falado em milhões de euros de subornos a determinadas entidades, umas claramente identificadas, outras por intuição e as restantes permanecem sob a alçada do segredo.
PS, PSD e PP/CDS pretendem esconder o direito de reserva de segredo porque... algumas pesssoas, militantes dirigentes, devem ter o c... a arder e se pensarmos com algum cuidado sobre as divergências de Bens declarados acumulados e afins (Lazeres...) e Rendimentos auferidos poderemos ter uma ideia de alguns dos futuros ex-arguidos.
Querem evitar que situações, ainda que de teor diferente, tenham uma carga processual aos casos da pedofília dentro da Igreja Católica.

sábado, abril 10, 2010

O Papagaio do Mexia!

Miguel Frasquilho, deputado e vice-presidente da bancada parlamentar do PSD (temos algumas dúvidas sobre a forma como tirou uma Licenciatura em Economia), defendeu, numa tirada de genialidade e de erudição socratiana, a baixa de salários na função pública, ao intervir esta tarde no Congresso do PSD.
Deputados e Ministros e os Coelhos também?
Bava, Mexia et alii também?


sexta-feira, abril 09, 2010

Como Limpar o Sebo

Objectivos

1 - Liquidar o maridos/namorados das nossas Amantes.
2 - Despachar a concorrência, evitando inúteis guerras judiciais, a uma Herança.
3 - Enviar a vivência terrena dos políticos para os reinos celestiais.

Metodologia

Provocar um Atropelamento Mortal e dentro dos limites máximos de velocidade

Atenuantes

1 - Demonstrar que estava com uns pirolitos acima do legal.
2 - Culpar o Peão por querer passar uma rasteira ao veículo automóvel (mesmo que haja uma passadeira e um sinal vermelho para o automobilista, o condutor tem sempre razão).
3 - Dizer que o Peão se colocou deliberadamente à frente do veículo (mesmo que haja uma passadeira e um sinal vermelho para o automobilista, o condutor tem sempre razão; alegar Justificação ou Testemunha de Defesa o chefe dos chefes dos moinas: Mário Mendes).
4 - Afirmar que se enganou no pedal de travar e teria acelerado inadvertidamente.
5 - Alegar deficiências estruturais mecânicas do veículo (Toyota; Ford; Nissan;...) cuja marca detectou idênticos defeitos em outros modelos.
6 - Nascimento ou Crepúsculo do Sol e a Reflexão subversiva dos Raios Solares.

Pena

Máximo dos máximos, três anos de prisão efectiva, mas com bom comportamento, pode sair condicionalmente ao fim dos 18 meses ou pedir substituição da Pena por Apoios Sociais à Comunidade.

quinta-feira, abril 08, 2010

Ajustes Directos da Parque Escolar

Deve ser o Princípio da Multiplicação Distribuitiva dos Favores pelos amigos em dificuldades de sobrevivência e das Favas aos ricos com rendimentos astronómicos, da ordem dos (3000 - 15000) euros/ano.
Ver Petição

quarta-feira, abril 07, 2010

Nuclear...? Porque Não...?

Figuras públicas (!) lusas, por coincidência do PSD, ao estilo Compromisso para Portugal (desde que os pecúlios de suas eminências não ficasse depenados) têm vindo a publicitar um manifesto de apoio à opção do Nuclear (interesses económicos-financeiros e sociais pessoais), enquanto centro de produção de energia interna e diminuição do deficit da Balança Comercial Energética.
Em termos de capacidade de obtenção de energia renovável já ultrapasssámos a proposta inicial da polémica Central Nuclear de Ferrel, em meados da década de 80.
Mas, já agora, porque não construir uma pequena central nuclear, a nível experimental, localizada numa zona de maioria eleitoral PSD?
A ilha da Madeira reúne todas as condições, para além do facto do Sr. Jardim não ficar dependente das maledicências dos Cubanos do Cont'nente. Ainda têm algumas ilhotas adjacentes que podem servir de cemitério dos respectivos resíduos.
Possivelmente a opção defendida não será essa e os locais alternativos não serão onde se situam as respectivas zonas residenciais, quer de 1ª quer de 2ª habitações.
No fundo, a opção do Nuclear, na nossa perspectiva, não será nos tempos mais próximos a mais viável, porque ainda não esgotámos a nossa real capacidade de gerar energia, via Parques Eólicos ou de Panéis Solares (até agora só rentabilizámos cerca de 4,6% da nossa capacidade potencial total).

terça-feira, abril 06, 2010

Greve dos Almeidas

Em 8 anos os rendimentos de risco (Despesas de Representação) do Presidente da Câmara de Lisboa e dos seus vereadores estagnaram?
Parece que os sacrifícios recaem sempre sobre os do costume.
Na realidade, desde há 1000 anos, os riscos de insalubridade da acção política portuguesa tem vindo a aumentar.
Nunca ainda ninguém foi responsabilizado pelas sucessivas asneiras, níveis de corrupção e comportamentos delituosos políticos.

segunda-feira, abril 05, 2010

Os Protocolos do Vaticano...

O padre Cantalamessa, pregador oficial da Casa Pontifícia,  durante homilia da missa da Sexta-Feira Santa, disse que os judeus têm sido vítimas de violência coletiva tal como acontece com os actuais ataques à Igreja Católica em relação ao escândalo dos supostos casos de Pedofília por parte de alguns sacerdotes e com a cumplicidade silenciosa da Hierarquia da Igreja.
Ora, esse discurso, baseado numa suposta missiva de um não identificado amigo judeu que lhe tinha sido enviada, afirmava que essas acusações lhe lembravam dos mais vergonhosos aspectos do antissemitismo. Acrescentando que o uso de estereótipos, a atribuição da responsabilidade e da culpa que é de uma pessoa ao coletivo seria semelhante às perseguições aos Judeus durante (Pogrons? Noite de Cristal? Campos de Concentração?)
Esta versão oficiosa numa cerimónia oficial de existência de uma insidiosa conspiração por parte forças obscurantistas e ateístas, leva-nos a pensar que estamos perante um reviver dos falsos Protocolos do Sião, tão propalados durante a primeira metade do século XX e que tinham como objectivo denegrir os Judeus (verdadeiros ou não; todos os que se opunham às políticas mais conservadoras das respectivas sociedades), como únicos responsáveis de todas as maleitas que assolaram o mundo.
Comparar o que não é possível comparar demonstra apenas a fragilidade do Vaticano para lidar com um fenómeno historicamente aceite, como fazendo parte dos fundamentos do aparelho administrativo do catolicismo.
Basta ver os comportamento de Alexandre VI (Bórgia e respectivos filhos), de Pio XI (salas do Vaticano frequentado livremente por crianças consideradas como sobrinhos) e Pio XII (Benção pública a uma delegação das SS...).


domingo, abril 04, 2010

Os Magalhães do Cavaco

Parece endémico, Cavaco decidiu, que a Força Aérea tinha razão na modernização tecnológica e com o aval do seu Ministro das Finanças, adquirir cerca de 32  aviões A7 que a USAF teria, de outro modo, enviado para a sucata.
8 levantaram voo, mas baralharam as contas e Kaputt com 5 pilotos cremados.
Só 7 continuaram a brilhar nos festivais do nosso crescimento tecnológico, porque os restantes ficaram de reserva para fornecimento de peças sobresselentes.
Também se falou de comissões de milhões de contos, mas o PSD nem tugiu nem mugiu.
Também queremos ir chefiar os departamentos negociação de armamentos, também queremos uns tostões...

sábado, abril 03, 2010

Submarinos ao Fundo: PS versus PP/CDS

O Deputado do PS, (Ri...) António Rodrigues foi bastante explícito, na sua mensagem sibilina ao PP/CDS, quando afirmou que só se justificará a nomeação de uma comissão de inquérito parlamentar, no caso das luvas para a aquisição dos sbmarinos alemães, se houver novidades de relevo.
Ora, Paulo Portas sabe que pode ficar com a reputação política beliscada, quando o PS insinua que se a comissão de inquérito parlamentar sobre a acção de Sócrates, no caso do eventual controlo da comunicação social for desfavorável à honra do Primeiro, o líder do PP seria o próximo a ter de prestar contas à nação.

quinta-feira, abril 01, 2010

Hospital da Universidade de Coimbra em Risco de entrar em Quarentena - 4

Hoje e sem o devido anúncio oficial, realizou-se uma reunião entre altos responsáveis do Ministério da Saúde, Conselho de Administração dos HUC e elementos da Protecção Civil de Coimbra, para estudar o conjunto de medidas a implementar de forma a impedir situações de pânico generalizado das populações.
Muitas das vezes, os segredos são os maiores causadores para a criação de movimentos sociais descontrolados, tal como aconteceu com a vacina para prevenir o H1N1, num passado recente...
Conclusões: segredo dos deuses ou nada (como já é habitual em situações semelhantes)  e esperar que distúrbios como os de Valença não se repitam em Coimbra.
Quem não tem rendimentos acima da média não pode socorrer-se de atendimento em unidades de saúde privadas.
Este Governo, com a cumplicidade do PSD e do PP/CDS, quer evitar que a algumas pessoas seja negada o acesso a níveis mínimos de qualidade de atendimento clínico, ao contrário de Obama!

Desinformação Credível

No Blogue da Educação do meu Umbigo, o seu autor colocou uma postagem (O Verdadeiro Conceito De Pausa Lectiva), em bruto, cheio de ambiguidades e que originou um conjunto de chorrilhos.
Como membro deste blogue e igualmente professor da ESAS, penso que tenho o direito de tecer algumas considerações, apesar do outro colega da ESAS ter sido bastante elucidativo.
Manuseamento de uma Estação Topográfica obedece a determinadas regras e só os professores responsáveis o podem e devem fazer e não qualquer imberbe.
Armazenar livros em caixas tem de estar de acordo com a catalogação e de forma a que não fiquem danificados, o Paulo devia saber isso, penso eu...
Existem em Física instrumentos de alta precisão em que todo o cuidado é pouco.
Etc.
Os Professores nunca transportaram, mas apenas controlaram a transferência (evitar danos ou desvios) dos materiais sob a qual eram responsáveis.
Muitos dos que comentaram demonstraram que desconheciam o interior de uma escola e/ou a Gestão, ou seja, nem professores são e se têm algum curso devem-no ter obtido em algum dos Centros das Novas Oportunidades.
Ordem de Serviço em papel timbrado é apenas o formalizar legal de um conjunto de actividades que se irão desenrolar  (Direito do Procedimento Administrativo).
Ser-se Professor não pode ser visto como um emprego (= Tacho, como era visto pelo sr. Pinto Sousa e MLR), mas como um Trabalho, Uma Função Social.