Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

segunda-feira, julho 22, 2013

Pescar Alunos ou Sanear Prrofessores...?

Muitas escolas secundárias têm nos Cursos Profissionais, um escape para evitar deitar borda fora, excesso de pessoal docente, com a cumplicidade do Governo, visto que os vencimentos são pagos pelo POPH e não via OGE.
Mas, alguns PCAs, tendo em vista a eleição definitiva de Diretor da agregação, promovem medidas para a eliminação de potenciais concorrentes; não extinguindo tais Cursos, sempre vão transmitindo, a outros directores, de EB2/3, a não abertura deste ou daquele curso, apesar de estarem publicitados.
Os cursos a eliminar, por coincidência, são normalmente, horários para professores mais contestatários e menos graduados, dentro de cada departamento e, por conseguinte, mais propensos a entrarem na gestão das escolas.
Eliminando um Curso Profissional, por ausência do limite mínimo de alunos, o Presidente da CAP coloca toda pressão sobre restantes cursos...
Mais tarde, o Conselho Pedagógico, órgão de consulta do Diretor e que também foi escolhido, por ele, oficializa todo o processo de mobilidade forçada, quiçá para a Sibéria ou para as Desertas...

Nenhum comentário: