Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

quarta-feira, maio 29, 2013

Os Milagres da OCDE e Os Pelintras do Governo...

Gaspar o redentor das almas falidas acompanhado pelo neurótico economista corta-fitas conseguiu que a OCDE assumisse a paternidade de um documento bastardo.
Mesmo pagando, este 2º cornudo (o 1º pertence ao FMI) registou a patente, sabendo que só os idiotas acreditariam nos disparates, desta natureza.
ESte Desgoverno
                  


Ministérios
Staff Político direto: número laranjas podres contratados
109 Euros/Ano
1º Ministro
60
2,1
Apoio ao 1º Ministro
14
0,64

Ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares e das Culturas

1,3
Finanças
101
2,2
Economia
112
3,7
Negócios Estrangeiros
89
2,5
Defesa Nacional
37
0,93
Justiça
21
0,88
Administração Interna
38
0,95

Ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional

45
1,4
Solidariedade Social
47
1,1
Agricultura e do Mar
105
4,1
Saúde
43
1,4
Educação e Ciência
96
2,3
TOTAL
847
25,5


Na realidade, o ajustamento serve para branquear a destruição do Estado Social e o nascimento de um BanglaDesh na Europa com:


1.     Controle do Défice das contas públicas, abaixo do 3%, apesar de continuarem, eternamente, estilo círculo vicioso, na ordem dos 6%.

2.     Possibilidade e Necessidade de, as despesas de pessoal (contratando amantes e afins?) de apoio ao Governo, aumentarem, para além dos cerca de 6489 tachistas de menor impacte social (O 21º Milagre de Fátima…?).




Na verdade, o Desgoverno do Rapa-o-Tacho, quer legitimar as contratações de 847 ilustres servos da gleba laranjas, ou seja,  o Governo gasta mais de:


          25 000 000 000 €/Ano









domingo, maio 26, 2013

Conselho da Sinistrae...?

Depois da Troika, estaremos num pântano movediço, com eleições à porta e PSD e PP/CDS  clamarem pela reposição da dignidade humana, enquanto Partidos Políticos opositores do actual desgoverno de Passos Coelho, Gaspar e Paulo Portas.

Depois receberemos a visita turística da 2ª Troika, para assinarmos um novo pacote de ajustamento, porque Portugal ainda se encontrará pior que a bancarrota...

sexta-feira, maio 24, 2013

Despedimentos - 2: Guerra Total...?

Despedimentos forçados ou clandestinos, tudo serve para este Desgoverno ir destruindo Portugal, quiçá transformando-o num local/colónia de experiências da Germânia.
Será que as pessoas irão ser despedidas por crimes de Peculato (BPN), Apropriação Ilícita de dinheiros públicos (SWAPs) e despesas inúteis (Submarinos ; Pandur e estádios do Europeu de Futebal?

A maior parte dos energúmenos pertence ao PSD/PP, por conseguinte e por questões de defesa da pátria, temos de exterminar o respetivo Património Corpóreo e Incorpóreo e obrigá-los a entrarem nos reinos da Mendicidade.

Heil...;
Heil...;
Heil...;
Heil...;
Heil...;
Heil...;

quinta-feira, maio 23, 2013

À Pocahontas do SOS Professor: Declaração de Amor...?

ESCOLA SECUNDÁRIA...
CONSELHO GERAL


Ex.m.ª Sr.ª Subdiretora-geral

dos Estabelecimentos Escolares





Venho por este meio informar Vossa Excelência que o Conselho Geral da Escola Secundária ..., reunido no dia 3 de maio de 2013, pelas 21.00 horas, aprovou o pedido de renúncia ao mandato, apresentado pela maioria dos seus membros, ao abrigo do disposto no artigo 12º, pontos 4,5 e 6 do seu Regimento. 
Tal decisão determina a impossibilidade deste órgão se manter em funções por falta de quórum.
Para os devidos efeitos, seguem em anexo o extrato da ata da reunião do Conselho Geral relativa a este assunto, bem como o Regimento do Conselho Geral da Escola Secundária ....

----------------------- 
PS: agradecíamos que nos informasse da norma que legitima a CAP...

segunda-feira, maio 20, 2013

Artes das Escolas no Mosteiro de Tibães em Braga

Foi o resultado de diversas fainas de alunos de diversas escolas, com trabalhos de desenho, pintura e desenho digital, design, fotografia digital, multimédia, escultura e pintura: 
EB 2,3 Mosteiro e Cávado 
Escola Secundária de Sá de Miranda
Escola Secundária Alberto Sampaio 
Escola Secundária  D. Maria II, 
Colégios D. Diogo de Sousa e Teresiano
Escola Secundária Raúl Proença, das Caldas da Rainha.
Ler mais

domingo, maio 19, 2013

A ... 02...?

A publicação, pelo JNE, de um conjunto de procedimentos (norma 02) inerentes à boa realização dos exames nacionais, do ensino Básico e do ensino Secundário, gera sempre um stress, semelhante às expetativas perante um parto fora de prazo de validade.
Poucas novidades de relevância, embora saibamos, por experiência própria que, apesar a regra ser legal, as decisões da presidente do JNE têm-se sobreposto, nomeadamente no que concerne ao uso do telemóvel, pelos alunos, em contexto de sala de exame...
O JNE só existe para branquear ou legitimar comportamento ilícitos ou pouco transparentes:
(Aliás, todos esperamos ver alterações decorrentes das greves que se aproximam...)

Os erros que aparecem nos enunciados, quase nunca são assumidos, como tal, mas, quiçá como formas de solicitar os raciocínios surdos dos alunos e as competências  mudas dos professores?
Por outro lado, no primeiro ponto afirmava-se que as provas e exames referidos podiam ser realizados em escola diferente da frequentada ou daquela em que o aluno se encontrava inscrito, sempre que se mostrasse conveniente para a organização do processo de realização das provas e exames por motivos de racionalização de recursos.
As escolas onde se realizaram efetivamente as provas ou exames são doravante designadas por escolas de acolhimento e as escolas onde frequentaram como escolas de origem.


Os Professores das escolas de origem deviam acompanhar e orientarem os seus alunos para as salas de realização das provas finais e acompanharem os alunos durante o intervalo das provas finais.

Ora, as escolas de acolhimento deviamm coincider com a Sede do Agrupamento e quando a Sede não coincide com a escola de origem, então os custos de transporte foram ser muito baratinhos.
Por outro lado, relativamente aos exames do secundário, no Guia Geral Exames afirma-se que se um aluno pensa que não terá classificação (CIF) suficiente para realizar exames nacionais, terá que anular a matrícula até ao 5º dia útil do 3º período e nesse caso apresentar-se-á como aluno externo autoproposto (como já era hábito).
Ora, se no final do 3º período não for a exame (1ª fase), por excesso de faltas, pode, mesmo assim, inscrever-se para exame de 2ª fase e apresentar-se-á como aluno externo autoproposto.

A vantagem estará sempre do lado da 2ª hipótese.
 

sábado, maio 18, 2013

A Multiplicação das Vaidades: Os Professores Relvas...?

Há relvas e relvas, há relvados naturais e os sintéticos, porque no ramo da educação, a mediocridade de alguns doutores parece representar o que de pior existe em países como o Zimbabwe.
De comum têm o antigo 5º ano ou o actual 9º ano de escolaridade como base e a função final que pretendem transmitir:
Durante um ano, não totalmente letivo, frequentaram um dos muitos cursos Ad-hoc, estilo novas oportunidades, que proliferaram, durante os fundos do FSE.
Canto Coral
Solfejo
Trabalhos manuais
Trabalhos oficinais
Desenho
Etc.
Uns, depois com o canudo na mão, conseguiram legalizar capacidades de ensino ao 1º ciclo.
Agora, estão, na maior parte das situações, como ajudantes, para todo o serviço, de diretores ditatoriais sem ética, sem dignidade e ausência de princípios de cidadania.
Outros, fizeram outras frequências; andaram no magistério primário e resolveram descobrir as potencialidades de certos projetos, como o Minerva, onde as respetivas universidades concederam créditos que, lhes permitiram subir de estatuto, passando a lecionar no ensino não básico; são professores de informática, sem saberem, por exemplo, programação...
Todos eles exigem ser tratados por Dr ou por Eng.., e se alguma alma distraída se esquece desse adjetivo, pintam-lhe o diabo.
Por coincidência, ou não, a maioria encontra-se identificada com os designios do atual desgoverno.




Muitos licenciados, verdadeiros licenciados, estão no desemprego ou em vias de irem para a mobilidade.

sexta-feira, maio 17, 2013

Milagres do Avesso...

Segundo os chefes teutónicos, o desemprego e a crise que afeta Portugal e outros, tem culpa identificada, como o Chifrudo Tuga da Comissão Europeia, segundo noticia o ionline:
A Austeridade é culpa da cegueira de Bruxelas e do presidente da Comissão Europeia
O trauma do Gaspar e a inocência do Portas passaram para a idiotice tresmalhada da europa africana.
Uns mimos...

quinta-feira, maio 16, 2013

O Bruxo da EDP...

Mexia fala e temos desgraça alheia:
Benfica perder o campeonato e o PIB desce
Benfica perder a Liga Europa e o PIB desce ainda mais
Benfica perder a Taça de Portugal e o PIB afunda-se no infinito
Mas

Mexia ganhar 2 000 000 euros de ordenado - o PIB sobe (?)
Portugueses pagarem aldrabices (rendas) da EDP  - o PIB sobe (?)
A EDP ter duas Fundações - o PIB sobe (?)
Mexia deve ter como leitura de cabeceira o Livro Vermelho do camarada Mao-Tsé-Tung ou será Maozedong?

quarta-feira, maio 15, 2013

Despedimentos e Contratações na Função Pública...

No momento em que se fala em rescisões na função pública, na repristinação das normas da mobilidade especial, enfim no despedimento encapotado de cerca de 50 000 funcionários públicos, verifica-se que em alguns dos centros de segurança social, existem processos virados do avesso.
Em alguns destes serviços estão a entrar, sem concurso, trabalhadores, ainda que uns provenientes de outros serviços públicos (a extinguir) e outros de entidades privadas, ocupando funções inócuas, junto de diretores laranjas, enquanto que já há trabalhadores a fazerem contas como futuros desempregados.
Não se compreende este procedimento de SOS de tangerinas apesar de se saber o número aproximado de trabalhadores a dispensar em cada centro de segurança social.
Em Braga e em Coimbra, a guerra civil parece estar prestes a rebentar.
Esperam-se futuros desenvolvimentos sanguinários...

terça-feira, maio 14, 2013

Comunicado à comunidade educativa da ESAS

Comunicado à comunidade educativa da ESAS

1.    O Conselho Geral (CG) da Escola Secundária de Alberto Sampaio, reunido no dia 3 de maio de 2013, pelas 21.00 horas, aprovou o pedido de renúncia ao mandato, apresentado pela maioria dos seus membros, ao abrigo do disposto no artigo 12º, pontos 4,5 e 6 do seu Regimento.

2.    A fundamentação dos pedidos de renúncia, necessariamente individual, alicerçou-se na maioria dos casos na coerência com posições anteriormente assumidas por este conselho, no descontentamento com a ausência de resposta ao pedido de contrato de autonomia por parte da tutela e no esvaziamento de funções deliberativas do CG, resultante do processo de agregação. A estas razões, o Presidente do CG acrescentou a absoluta desconsideração institucional, com que este CG foi tratado pela tutela, nomeadamente no que se refere à nomeação e constituição da Comissão Administrativa Provisória (CAP), uma vez que até este momento ainda não foi informado de tal decisão.

3.     A aprovação dos pedidos de renúncia aos mandatos supra referidos determina a impossibilidade deste órgão se manter em funções por falta de quórum.

Braga, 13 de maio de 2013
O Presidente do Conselho Geral da ESAS (cessante)
Arnaldino Manuel Campelo Ferreira

segunda-feira, maio 13, 2013

Agregações: Renúncia dos membros do Conselho Geral da ESAS...

 Declaração de Renúncia


Perante o ínvio processo de agregação decretado pelo MEC, pela omissão de respostas aos sucessivos pedidos de contrato de autonomia, pela falta de valores de ética e de transparência, por parte da Tutela, e por um princípio de coerência, relativamente a deliberações anteriores, a maioria dos membros do Conselho Geral apresentou o pedido de demissão dessa estrutura orgânica, da Escola Secundária Alberto Sampaio (Braga), renunciando, nos termos legais, às respetivas funções, para que foi eleito, pelos seus pares.

Nesta altura, o funcionamento deste órgão, esvaziado de capacidade de deliberação, na medida em que se tornou inútil, porque a CAP é totalmente autónoma, apenas serviria para, formalmente, quiçá branquear disparates normativos do MEC.

Assim o Conselho Geral da ESAS encontra-se sem quorum, porque os docentes suplentes, solidários, também renunciaram aos respetivos mandatos.

Será que a posição da maioria dos membros deste Conselho Geral de uma Escola servirá de exemplo futuro, relativamente a órgãos similares de escolas que lutam contra a agregação?
Ou será a única voz de revolta, num deserto cada vez mais somítico de discordâncias?