Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

sábado, maio 26, 2012

Carta Aberta ao Ministro Nuno Crato...



ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALBERTO SAMPAIO – BRAGA

MANIFESTO

A ESAS comemora 40 anos de História. A festa começou em janeiro e visa lembrar e atualizar o que tem sido o seu projeto educativo.
Em jeito de memorandum, lembrem-se alguns aspetos do seu labor ao longo dos tempos, aqueles que constituem o seu agora, disposto a manifestar-se em qualquer altura. Quando é necessário.
A ESAS é um projeto integrado, aberto à comunidade, solidário e rigoroso na concretização da ação educativa e da cultura escolar. A ESAS tem efetivamente uma cultura, que se manifesta na livre circulação, na partilha de decisões, na discussão aberta e séria sobre a sua vida quotidiana. A ESAS autoavalia-se frequentemente.
A ESAS é um espaço livre, um lugar de debate e de crítica, uma dinâmica de relações que se tem pautado pela busca de uma vida pública e política democrática. A ESAS é uma sociedade crítica, um harmonioso tecido de diferenças, de apetências técnicas e artísticas.
A ESAS é um dos palcos do desporto escolar mais importantes do país; a ESAS honra e sublima a imprensa escolar com a publicação anual da revista Defacto; a ESAS também é uma escola de teatro que forma atores, faz espetáculos e passa o testemunho; a ESAS é o belíssimo Espaço Botânico Dr. Manuel de Oliveira Faria, com os seus inúmeros jardins e espécies; a ESAS é as Artes em festa e a pequena grande biblioteca Dr. Manuel Monteiro; a ESAS é os seus auditórios, frequentemente cheios de público que assiste a aulas, que vê cinema, concertos, debates, apresentação de livros, colóquios, reuniões; a ESAS é os seus laboratórios e aulas abertas, as candidaturas a projetos e as viagens científicas; a ESAS é as dezenas de viagens de estudo e de espetáculos; a ESAS é as saídas, as visitas e as associações de antigos alunos e professores que visitam a escola e desenvolvem ações culturais de relevo.
A ESAS é a sua gente, os seus alunos estrangeiros, a escola à noite dedicada ao ensino pós-laboral. A ESAS dedica-se a todos os alunos e também aos que se veem diminuídos nas suas possibilidades de desenvolvimento de atividades de aprendizagem por motivo de insuficiência auditiva, psicomotora ou outra. A ESAS promove o ensino bilingue de alunos surdos desde 1993 e foi pioneira nesta área, no distrito, criando o primeiro curso do ensino secundário. De então para cá, estes projetos consolidaram-se, constituindo uma das facetas mais relevantes desta comunidade educativa.
A ESAS é os seus trabalhadores da manutenção, da limpeza e da segurança, dos serviços administrativos, do bar, da biblioteca e do pavilhão, da portaria e de todos os blocos e espaços estratégicos.
A comunidade educativa da ESAS tem sido participante nos sucessivos trabalhos de reabilitação e melhoria das condições logísticas e arquitetónicas. A ESAS também se dedica ao design e à cenografia dos seus múltiplos espaços. A ESAS é uma escola que emergiu com o 25 de abril e que continua a fazê-lo.
A ESAS é uma escola de cidadania.
A ESAS foi objeto de sucessivas avaliações externas que, para além de garantirem a efetiva prestação de contas no que respeita à ação educativa desenvolvida, permitiram aferir das capacidades, condições e possibilidades da escola poder celebrar com a sociedade portuguesa, através do governo eleito, um contrato de autonomia. O resultado da avaliação é do conhecimento público e não poderia ser mais elogioso.
A ESAS é uma escola leal, desempoeirada e empreendedora e sente-se orgulhosa da sua matriz fortemente devedora de uma cultura popular.
A ESAS considera que tem convivido bem com o nascimento e exercício de poder nascido da pólis. O exercício do poder, na ESAS, tem respeitado sempre as boas regras democráticas da convivência. Quando assim não é, a ESAS manifesta-se.
A ESAS privilegia o ensino, a responsabilidade no comportamento diário, a busca do saber, a segurança e a dignidade advinda do comportamento ético.
A ESAS sempre participou nas iniciativas que contribuam para o desenvolvimento dos processos de monitorização do ensino e das aprendizagens. Dessa forma, realiza nomeadamente as provas intermédias nacionais que o GAVE disponibiliza. A ESAS constroi, também, as suas provas intermédias e realiza, há vários anos, aulas abertas de preparação para exame, abertas a toda a comunidade, a alunos de todas as escolas e a candidatos de todas as idades.
A ESAS mantém a sua Oficina de Latim, de Língua Portuguesa ou de Robótica, as suas festas e jantares, o Clube de Arqueologia ou de Fernando Pessoa; a ESAS lembra as línguas; os departamentos da ESAS realizam frequentes ações de formação e de animação. A ESAS sabe cantar e tem o seu grupo coral.
Até à data, a ESAS respondeu positivamente a todas as solicitações provenientes da comunidade, entendida esta no seu sentido mais vasto e plural. Sempre estivemos presentes nos momentos em que foi necessário representar a Educação, a Cidade e o País, em que foi necessário partilhar experiências, debater assuntos, propor soluções.
A ESAS está disponível para desafios maiores, para contributos maiores, sustentados na dimensão que integra, na identidade construída, na disponibilidade que evidencia para novos projetos e no necessário reconhecimento do que já alcançou.
Os profissionais desta escola estarão novamente disponíveis para partilhar, experimentar, aprender, desde que a essência do seu contributo seja preservada, desde que as condições instituídas, nomeadamente em matéria de dimensão, garantam a continuidade do investimento profissional realizado.
Discordando em absoluto da proposta de agrupamento ou agregação, a ESAS, contudo, estará sempre aberta a iniciativas que possam integrar diferentes parceiros, podendo participar em projetos que impliquem uma maior articulação entre diversas organizações educativas.
A agregação da ESAS significaria, porém, o fim de um contributo construído ao longo do tempo, com rigor, conhecimento, monitorização, empenho e com resultados formalmente reconhecidos. Constituiria, pois, um grave atentado à honra dos cidadãos e ao património da cidade de Braga.
A ESAS investiga as consequências que poderão advir da sua integração num agrupamento de escolas e afirma solenemente que não está interessada em ver desaparecer o ambiente educativo que todos ajudaram a criar ao longo dos tempos, até porque daí resultariam consequências muito negativas para a cidade e para o ensino.
Uma previsão moderada das consequências da concretização de um agrupamento, levam-nos a prever a centralização do poder e o seu afastamento da pólis através de processos de ocultação da humanidade dos decisores. Haverá um aumento drástico dos processos de burocratização da vida profissional e o sucessivo e paulatino desregulamento geral da comunicação entre partes, indivíduos, grupos, departamentos e direção.
A ESAS não se conforma, nem se conformará, com a eventualidade de ver destruído o seu património mais precioso, na consciência de que muito do seu saber, saber estar, saber ser escola hoje, não se importa nem se exporta, acontece no tempo, vive-se também porque se viveu, acontece na pele e na vontade de cada um, que depois se transformam em muitos, e não é garantido que renasça a cada tábua rasa infligida ao esforço despendido ao longo de anos.
A ESAS tem demonstrado sobejamente que sabe ser escola.
A ESAS é um caso único, um acontecimento, uma capacidade de reunião.
A ESAS não foi sempre assim, a sua identidade foi-se construindo à custa de confiança, cumplicidade e coincidência de vontades de toda a sua comunidade educativa. Assim, a construção da identidade da escola não é independente nem da qualidade nem da quantidade das suas gentes. O desenvolvimento do trabalho cooperativo e a integração de práticas sistemáticas de monitorização interna são processos que exigiram muito tempo quer ao nível da sua conceção, quer ao nível da sua necessária experimentação, correção, generalização, apropriação, avaliação e discussão sistemática.
A ESAS recusa-se a ser condenada à extinção por via da sua integração num agrupamento de escolas.
A ESAS pretende apenas continuar a ser a Escola Alberto Sampaio, num sério compromisso com a Educação, com o Futuro, com o País.

sexta-feira, maio 25, 2012

Os 30 Dinheiros do SOS Mega-agrupamentos de Braga...?

Como a ESCA é a favor da agregação de escolas e está no seu pleno direito, mas não à custa da eliminação da concorrência, porque senão, até poder-se-ia considerar legítimo o princípio do Espaço Vital Germânico para o Führer, a DREN resolveu iniciar um processo de extinção progressiva das restantes escolas, talvez até a um nível residual que justifiquem no futuro, decisões tomadas hoje (custos de obras de requalificação do parque escolar que irão para o fundo da sanita), através da proibição de abertura de novos cursos profissionais, excepto os autorizados pelo IEFP e quiçá depois da ESCA ter feito as respetivas escolhas, e por outro lado, centralizar na ESCA, como prémio da sua nova atitude, todos os cursos noturnos (nota de rodapé num powerpoint mostrado nas instalações da DREN, numa reunião dirigida a diretores), como se todos os alunos que os frequentarão residissem no casco urbano de Braga.
Se existe, ninguém conhece os suportes normativos que sustentam os procedimentos da função de coveiro da Escola Pública, por parte da DREN.

A dignidade e transparência com que o PSD/PP/CDS se apresentaram ao eleitorado virou corrupção, mafia e repressão da diferença com recurso à censura, ao suborno e ao abuso das forças policiais, numa situação de continuação do Governo de Sócrates, mas de pendor ainda mais negro.

Tudo se Vende e Tudo se Compra.

quinta-feira, maio 24, 2012

O Me(l)ga-agrupamento da Escola Secundária Carlos Amarante

 A ESCA é contra e a favor dos mega-agrupamentos, talvez..., e depende...

A ESCA, segundo noticias do Correio do Minho do dia 22 de Maio, estava de corpo e alma, de oposição solidária com todos os diretores das escolas de Braga, à formação de Mega-agrupamentos educativos.
No entanto, no dia 23 de Maio, noticiava o Diário do Minho, que a direção da ESCA até aceitava a agregação de escolas, desde que a EB2/3 Francisco Sanches (cerca de 50 metros de distância da Sede) fosse retirada do seu território educativo, por troca com a EB2/3 Lamaçães (cerca de 400 metros de distância da Sede).
O pragmatismo da Diretora Hortense não deriva do facto de ser contra as agregações em si, mas porque o território educativo delineado a obrigará, num primeiro momento, a aceitar a EB2/3 da Faixa de Gaza (TEIP) em sistema de parceria em 2012 e em 2013 numa de agregação efetiva, que lhe poderia complicar o ranking ou a paz social e educativa...
Pelo mesmo diapasão se expressaram 145 elementos da comunidade educativa supostamente representativos.
As Elites continuam a não aceitarem misturas com alunos problemáticos provenientes de famílias desestruturadas, com posições xenófobas próximas de uma tal de Le Pen...
A EB2/3 Francisco Sanches ficará, desta forma, associada como o patinho feio que nenhuma das escolas secundárias quererá.
A agregação das escolas e a consequente formação dos Mega, encontra-se actualmente num impasse, em Braga.

quarta-feira, maio 23, 2012

Poupança Educativa para o Crescimento Económico

Com os Mega poupa-se despesa primária no pessoal dirigente e nos professores, nos antigos e novos.
O paradoxo está no facto de ainda não nos termos apercebido da genialidade do Sr. Coelho de encontrar meios financeiros patrióticos para dinamizar a economia do armamento dos outros e nas potencialidades evidenciadas pelo futuro da Caça/Pesca e Sacholada lusa (cursos de formação profissional) aos gambozinos e paipos no Afeganistão a partir de 2013: 16 milhões de euros.

segunda-feira, maio 21, 2012

12 de Maio é quando o Mundo reconhecer...

Turista acidental e assíduo do IPO Porto reconheço que, para além das preocupações dos médicos, dos técnicos de acção médida e demais funcionários e da constante atenção presencial do corpo de voluntários, o corpo de enfermagem, principalmente do Hospital de Dia  é aquele que parece estar mais sensibilizado por cada um dos utentes, com uma preocupação sobre a evolução da doença ou da vida externa de cada um, um sorriso sincero do fundo da alma para aquele doente ou respectivo acompanhante mais reservado, um piropo de desanuviamento de pensamentos mais lúgubres que ocorrem frequentemente na mente de quem sofre de inúmeras maleitas, algumas delas em processo terminal, etc.
As enfermeiras(os) são talvez das únicas pessoas que abraçaram uma vocação generosamente, sem qualquer intuito pouco escrupuloso, e derivado desse contato permanente, as curas psicossomáticas em cada utente, como que acontecem com toda a naturalidade.
Nas sociedades atuais o que prevalece é a frieza e a indiferença, o meu interesse em detrimento do outro eu.

sábado, maio 19, 2012

Saúde em época de Saldos...

Dumping um conceito saxónico que se encontra muito voga, nos últimos tempos, principalmente no sector dos serviços.
  1. Primeiro foi a campanha do Pingo Doce e do Continente no leite espanhol.
  2. Depois, foi a promoção dos 50% de desconto do Pingo Doce e dos 75% do Continente em cartão. Aqui, as queixas vieram não da concorrência, mas das moralidades políticas: Evidentemente que a data do 1º de Maio foi uma provocação ideológica, porque se algum benemérito fizer uma distribuição alimentar, cozinhada só à base de carne, aos mais desfavorecidos, na Sexta-feira santa, a Igreja, a Jonet, etc., considerariam que seria uma blasfémia para a excomunhão.
  3. Finalmente e talvez mais grave é o que está a acontecer com os medicamentos, cujo preço final, talvez seja inferior ao custo das embalagens.
Aqui, o que está em causa, não tipifica uma situação anómala de simples concorrência, mas de enganar os doentes sobre os verdadeiros produtos (princípios ativos) que servem de base a esses medicamentos.
O Doente compra, por exemplo, um anti-inflamatório travestido de placebo, que pode transformar uma simples infeção numa situação mais grave, como uma Septicémia.
Nem Governo, nem as Ordens de Farmacêuticos e/ou dos Médicos, nem o Infarmed ou a Apifarma parecem estar sensibilizados para esta problemática.
Porquê?
Que interesses manobram os bastidores da saúde em Portugal?


  1.  

sexta-feira, maio 18, 2012

Segredos do SIRP para Relvas daninhas?

Catarina Virgitti depois do sucesso empresarial em terras gaulesas, ter-se-á mudado recentemente para ares mais temperados, para junto de clientes burkinenses mundanos e com outras virtualidades políticas.
Uma messalina muito em espírito patriótico decidiu, desta vez, diversificar-se na oferta de serviços, devido a uma crescente procura de novo tipo de clientela, igualmente frequentadora das ondas hertezianas do poder.
Na verdade, jornalistas que tentem uma lavagem mãos limpas, estilo italiana, podem gerar a divulgação de vícios de polichinelo, por parte do SIED e controlado por genes ministeriais.
Tal como afirmou em tempos, Henry Kissinger de que o poder tende a tornar-se um afrodisíaco absoluto e descontrolado.

quinta-feira, maio 17, 2012

Desemprego que Desemprego

Segundo o INE, o número de desempregados aumentou mais do que o inicialmente previsto pelo Governo.
Na verdade da mentira, diversas ilações se poderão tirar:
  1. Se somarmos ao desemprego oficial o sub-emprego, o desemprego sombra, os que procuram o 1.º emprego e o número de emigrantes, então os valores reais aproximar-se-ão dos 21% de portugueses que não têm possibilidades de trabalharem em Portugal.
  2. Os 14,9 % podem estar empolados, em termos de política interna, como forma de o valor real ser corrigido oficialmente, quiçá no final do ano, para servir de prova do bom desempenho das medidas económicas do Governo implementadas para corrigir o deficit e promover o CRESCIMENTO económico.
  3. Na realidade, foi Sócrates o Inginheiro quem fez o simplex da metodologia  na recolha de dados, para aferição dos níveis de desemprego, promovendo a realidade dos números ao campo virtual da política.
  4. Mesmo que o desemprego aumente, o software utilizado também uma função de Filtro.
  5. Se essa ferramenta não for utilizada, o director do INE arrisca-se a ir engrossar o número dos desempregados

terça-feira, maio 15, 2012

Os Sopapos da República...

Um talibã, quiçá ao serviço da Al-qaeda, mercenário de papel reciclado, descobriu uma nova forma de mudar de vida, fazendo jus à afirmação do Primeiro.
O arolas do momento propõe-se aplicar umas açordas bem acunhadas nas bentas dos bufões que tiveram o descaramento de também se sentirem desprezados, como judas, pela módica quantia de 40 000 moedas.
Com aquele ar todo busarão, estilo ganso de puttin e ao mesmo tempo uma alforreca cacherrada, decidiu que já era altura de ameaçar de dar uma cacila nos cacosos das burras.
Por 40 000 €/mês estamos dispostos a tornar-nos espiões de meia leca e se for caso disso, até a transacionar qualquer submarino terrestre aéreo.
No Burkina-Faso da europa tudo se vende e tudo se compra, nada se perde...

domingo, maio 13, 2012

Morrer é uma oportunidade única para mudar de vida...

PPC, quiçá filósofo de terras durienses transmontanas do demo, secundado por um tal de Abreu de Amorim, relançam a polémica sobre o não fim da história como, nos idos do século XX, Fukuyama afirmava numa herança Hegeliana, mas que a história terminará se os idiotas culpados da crise afro-europeia, os falhados do costume, os desempregados e os mortos nunca souberem aproveitar as oportunidades perdidas.
Se uma pessoa se divorcia ou se torna viúvo, normalmente tenta suprir a lacuna; porque é que os mortos também não o fazem, assim como os desempregados?
PPC y sus muchachos quando puseram ao léu o respectivo traseiro ao ministro da educação Seoba estavam precisamente a dizer que o não pagarmos propinas, significava apenas pagar, mas com estilo tipicamente edp.
Burkinenses vamos ajudar PPC a mudar de vida, pondo-o como desempregado e sem-abrigo e assim demonstrar que as verdades só são certeiras, quando testadas pelos próprios.

sexta-feira, maio 11, 2012

Banco de Horas Educativas...?

Para além da existência de um processo de agregação progressivo de escolas que irá criar condições para, havendo excesso de professores do quadro, obrigar o corpo docente, mais antigo, a entrar na mobilidade e quiçá  levá-lo à rescisão dos contratos, mesmo que depois os volte a contratar, mas agora como grumetes.

O MEC sabe que a poupança de custos primários não reside na eliminação do número de direcções, mas no criar das condições objectivas que possam facilitar a saída voluntária (ainda que forçada) da função pública de professores e de funcionários a custo mínimo; quer nas demissões, quer sobre a despesa orçamentada da CGA e da SS, durante os próximos anos.

Para optimizar estes procedimentos, fala-se na 5 de Outubro, que todas as horas não lectivas individuais se transformarão numa espécie de banco de horas lectivas do agrupamento, que será comum a todos os professores, de forma a legalizar, por exemplo substituições ou apoios acrescidos ou..., e eliminando os tais concursos de oferta de escola, sobre eventuais necessidades residuais.

Nuno Crato, professor (20% a 30% de aprovações) bem pode pregar sobre valores de transparência e de rigor, que na prática, enquanto ministro ignora ou desvaloriza.

A Grécia está já ali ao lado...

Num Governo PSD/PP, as oposições de figuras gradas dos partidos governamentais ou de Câmaras Municipais das mesmas cores partidárias (ameaças sobre eventuais perdas de presidência em 2013...) sobre a agregação de escolas, têm sempre uma grande influência no retrocesso de decisões já tomadas e que deveriam ser uniformes, em termos de generalidade e de abstracção normativa.

quarta-feira, maio 09, 2012

Mega...Isolados?

A EB2/3 Cabreiros, na cidade de Braga irá ficar nos píncaros da solidão, porque não pertence aos isentos, nem faz agregações, nem parcerias.
Celeirós pertence territorialmente ao concelho de Braga, mas cerca de 60% da população escolar vem do concelho de Barcelos.
Aparentemente, tem todas as condições para ficar contente, pelo menos durante o próximo ano letivo, porque segundo a DREN, só depois da reorganização do mapa autárquico, lá para o fim de 2013 (depois das eleições) se verá o destino; ou seja, se deixa de pertencer ao concelho de Braga ou se passa para a área de Barcelos ou se os dois municípios serão fundidos, no todo ou em parte (reorganização territorial?).

segunda-feira, maio 07, 2012

Nuno Crato: a arte de 1+1+1+1 = 1,...?

O processo de agregação de escolas tem os contornos muito complexos e sem coerência aceitável.
A realidade é maximizar a redução do número de órgãos de gestão, mesmo que o caos gerado seja a porta de entrada para a criação de regimes autocráticos a raiar o salazarismo educativo.
O regime das excepções, sobre as escolas que não serão objecto de agregação, existe apenas para legitimar a não agregações de amigos..., porque muitas escolas incluídas, como as TEIPs nesse conjunto estão já em processo de juntar os trapinhos.
Neste ano lectivo agregam-se escolas com o objectivo de não perturbar as ondulações críticas, sobre o número máximo de alunos (3000 - 3400).
Quando o limite fica em estado crítico, ou seja, o conjunto das escolas a agregar ultrapassa os 5000/8000 alunos, o MEC cria a figura jurídica das PPP educativas (Parcerias Públicas de ajuda à gestão Privada?).
Umas ficam agregadas e cria-se uma única unidade orgânica enquanto que as outras escolas passam para o regime de parceria associada a essa unidade central; e no próximo ano (com os novos recados da troika, anteriormente avisada), ficarão todos associados, quiçá com a bênção do espírito santo.
A Tabuada, mesmo quando os resultados da soma parecem errados, continua correcta, pelo menos em espírito.
Outro exemplo é o que se refere em Braga, à prevista agregação horizontal de 2 EB2/3, Tadim + Celeirós de forma a centralizar, mais tarde, na segunda, todas as actividades, por encerramento da primeira.
Os alunos de Tadim terão de passar a frequentar a EB2/3 de Celeirós, inicialmente em parceria e depois associada ao agrupamento público de Maximinos ou em alternativa a frequentarem o colégio privado existente na região e que se encontra actualmente em insolvência de procura.

sábado, maio 05, 2012

Saúde: a Solução Final...?

Segundo notícia de alguns pasquins, quiçá segundo a ótica de Passos Coelho, o SNS está a estrebuchar numa agonia de morte lenta, como estratégia ativa do actual Governo.
Basta ver que Sócrates e Passos Coelho retiraram dos benefícios fiscais o valor dos prémios de seguros de Vida e de Acidentes Pessoais que as companhias de seguro abominam, beneficiando a mina de ouro dos seguros de saúde, porque o lucro é a alma de qualquer negócio, nomeadamente se a Segurança Social e o Serviço Nacional de Saúde passarem a ter uma estrutura minimalista, condenando as classes média e baixa à obtenção de uma saúde e reforma/aposentação de penúria eterna.
Por exemplo o JN titula que o INEM recusou levar doente oncológico terminal para IPO do Porto, por causa de uma alegada ordem normativa superior.
Por outro lado, a mesma folha de imprensa, em outra notícia, dá conta do facto de as dívidas dos hospitais públicos não estarem a terem cobertura do Ministério da Saúde, ao contrário do que acontecia no passado.
Na prática, muitos doentes irão sofrer no corpo a falta de financiamento, em termos de pagamento de determinados medicamentos, cujos preços oscilam entre os 80€ e [∞, quando acrescenta que O IPO do Porto está em risco de ter pela primeira vez resultados negativos porque gastou 7,5 milhões de euros em quimioterapia (oral) que não é reembolsada por ser em comprimidos e não injetável.

quinta-feira, maio 03, 2012

Pingo Doce - Continente e as Guerras do Alecrim e Manjerona

Nos anos 50 do século XX, a CUF (companhia união fabril do Barreiro) decidiu iniciar uma guerra contra a SNS (sociedade nacional de sabões) de forma a eliminar a concorrência.
A CUF baixou sucessivamente os preços até ao momento em que o mercado deixou de comercializar sabões da concorrência e aí, pensando mal, aplicou um preço de monopólio, de forma a compensar as perdas.
Mas a CUF perdeu a guerra (mais tarde os dois grupos empresariais entraram numa parceria) porque a partir de certa altura a SNS arrendou dois grandes armazéns, fora da capital e comprou, a preços de amigo, praticamente toda a produção de sabão da CUF.
Depois, para a SNS foi só esperar pelo novo respirar da CUF e, durante um ano, vendeu a produção da concorrência, adquirida anteriormente.
CUF vendia os seus produtos, para sarar as feridas, a um preço que lhes permitia minimizar os custos.
SNS vendia os produtos da CUF, ao mesmo preço, obtendo lucros inimagináveis.
Hoje, em 2012, as lojas do Pingo Doce de Braga, tal como o resto do grupo, também decidiram ir para a guerra, quiçá contra o Continente ou contra o direito dos trabalhadores de festejarem o 1.º Maio; no entanto, o lamber das feridas ir-se-á prolongar por muito tempo, porque quem verdadeiramente ganhou foram os pequenos comerciantes ambulantes conhecidos pela designação de Azeiteiros.
Um deles, que serve zonas isoladas entre Póvoa de Lanhoso e Vieira do Minho, arregimentou a família (11 pessoas, entre adultos e crianças) e trouxeram 4 comerciais estilo F.Transit de caixa fechada, que foram enchidas até ao fundo do tutano.
Só este comerciante desembolsou (cada um dos cúmplices/adultos pagou uma parte de que foi ressarcido posteriormente) cerca de 27 000€ (x2!).
Agora e por via dos custos da interioridade os preços de venda serão os do mercado e os lucros destes azeiteiros ficarão na história de cada uma das suas vidas.

PS: No Braga-parque a secção das bebidas e a das bolachas foram saqueadas (e não pagas) por todos aqueles que se foram alimentando, enquanto as filas para as caixas registadoras iam engrossando.

Para a próxima a estratégia de marketing terá de ser repensada, ou então ainda terão de encerrar postos de venda...

terça-feira, maio 01, 2012

Pingo Doce: a Arte de Vender Ilusões

Em algumas lojas, nos últimos dias verificou-se, subreptciamente uma subida generalizada em determinados produtos, principalmente em aqueles que têm consumo assegurado.
Em algumas das prateleiras estavam anúncios, pouco claros sobre descontos do estilo leve dois e pague um.
Depois, hoje a promoção do 100€ no mínimo (99,9€ não dava direito a desconto), apenas demonstrou que a solidariedade entre portugueses (boicote a compras em lojas que estão contra o descanso dos trabalhadores) já não existe.
O interessante deste movimento de massas, foi o facto de que a ânsia de comprar pechinchas conduziu a certo tipo de confusões:
  1. Soma potencial dos preços dos produtos adquiridos estariam aparentemente acima da realidade, do verificado junto das caixas registadoras (descontos sobre promoções pouco perceptíveis).
  2. Compra em quantidades exageradas pode revelar-se num aumento de problemas, em termos de armazenagem.
  3. Será que os consumidores verificaram os prazos de validade de determinados produtos, de natureza alimentar, tendo em conta o tempo médio de consumo?
  4. Aumento dos níveis futuros de produtos desperdiçados com destino traçado: lixo.

O Patriotismo dos Iluminados da Crise

Jerónimo Martins é a favor do emprego e do aumento dos salários, enquanto os trabalhadores dos outros forem potenciais consumidores do grupo Pingo-amargo?
Afirma que não há despedimentos, mas é omisso sobre a não renovação dos contratos de trabalho (ou fazer aumentos salariais de compensação), nomeadamente sobre quem recusou trabalhar no dia 1 de Maio de 2011.
Belmiro de Azevedo fala em incompetentes, desde que não lhe façam as vontades, como qualquer criança mimada, mesmo que de uma forma ilegal (Torralta City!!!), mas esquece-se que juízos de valor sobre a moral não lhe assistem, quando considera que no off-shore da Madeira se paga mais impostos que na Holanda, tal como o senhor anterior. Não admite trabalhadores que recusem trabalhar no dia 1 de Maio.

sábado, abril 28, 2012

Uma Vida Inacabada...

Miguel Portas: um Ser Social e Político, um exemplo de Integridade e de Transparência, um HOMEM para a Eternidade...

sexta-feira, abril 27, 2012

Rembolso de Impostos...?

Este Governo, na linha do anterior, resolveu adiar ainda mais os prazos de devolução do IVA, levando que muitas empresas tenham deficits de tesouraria e ou não paguem a fornecedores, ou fechem o estaminé (mas antes têm a obrigação criminal de regularizarem as dívidas ao Estado).

Outra versão que corre, por fontes mal informadas do PSD, é a que se refere aos reembolsos do IRS (modelo 3), mesmo que as contas sejam apuradas até 31 de Julho de 2012, eles poderão ser retidos e os respectivos recebimentos adiados até 31 de Julho de 2013, fazendo-se nessa altura o acerto corretivo do montante agregado dos 2 reembolsos; apesar de o Min. das Finanças ter declarado terem já sido processadas cerca de 125 000 declarações (faltou explicitar qual o modelo de declaração).
A única excepção reside no caso de os contribuintes serem devedores e aí os pagamentos ao Estado terão de ser efetuados em 2012.
Será que tais rumores se confirmarão?

quarta-feira, abril 25, 2012

O PREC do senhor Coelho




Este Governo com o assumir de todo um conjunto de medidas que sancionam os cidadãos mais vulneráveis e com benefício dos mesmos de sempre, os corruptos e oportunistas financeiros, arrisca-se a provocar um mal estar na sociedade de tal forma grave que poderá originar o aparecimento de pessoas desesperadas que entrem na clandestinidade e se tornem mujahedine

Uma situação explosiva que deve ser evitada mas que este Governo ou não terá tomado ainda consciência ou conhecendo os meandros dela pretende que o despoletar lhe sirva de motivo justificativo, para impor uma espécie de suspensão temporária da democracia, ao estilo de Manuela Ferreira Leite, com todas as consequências daí decorrentes.
Anunciar que a PSP/GNR têm ordem de repressão de manifestações não legalizadas, no dia de hoje, em termos formais, serve apenas para deitar mais gasolina em cima de brasas e atiçar as hostilidades.

segunda-feira, abril 23, 2012

Sexus Politicus

Um livro bastante interessante nos tempos de paz da frente/eixo Maginot/Siegfried, de forma a compreender a verdadeira gestão do poder.
Em Portugal, os políticos profissionais também sabem gerir as crises conjugais com as económicas, tal como acontece com Sarkozy e/ou François Holland.

domingo, abril 22, 2012

General António Indja em Portus...?

Antes, o tráfico de droga foi o motivo para a implosão do bairro do Aleixo, depois são os Ocupas da Fontinha os culpados por sabotarem a dinamização de determinadas atividades económicas e o consequente despejo.
A escola da Fontinha, um dos centros nevrálgicos do tráfico de substâncias por parte de pessoas não coletadas, foi deixada ao abandono pelo respetivo senhor feudal, durante muito tempo; abandono talvez não, na medida em que a economia paralela desenvolvida parecia ter futuro promissor.
Mas uns malvados, com intuitos de pseudo-salvadores da pátria, resolveram reciclar o espaço em favor de atividades lúdicas em benefício de criancinhas malandras e aí o senhorio acordou, resolvendo repor a anterior legalidade da situação, porque grandes grupos económicos fizeram pressão adequada sobre a eventualidade de evitar falência de mais atividades comerciais que pudesse conduzir a uma situação dramática, em termos de aumento do desemprego.
A troika apoia incondicionalmente todas as ações que promovam a liberalização da atividade económica.
Parece que o golpe militar na Guiné, por causa do controlo da placa giratória do narcotráfico, teve repercursões no norte do Burkina-Faso da Europa.

sexta-feira, abril 20, 2012

Finesse de Canais TDT...

Para além dos 5 (RTP1; RTP2; SIC; TVI; Parlamento) canais previstos para a rede, a anacom prepara-se para disponibilizar frequências hertzianas para, via USA, conceder licenças de canais de TV, exclusivamente, para canídeos e felinos.
Na europa teutónica, Portugal parece ser o primeiro a abrir até aos ilimites da pluradidade, a democracia da informação.
Ésperemos que a fase experimental que deve durar uma eternidade se fique pela rua almeida brandão...

terça-feira, abril 17, 2012

Luky Luke Grego...

Na praça Syntagma, um grego, presume-se que em estado de depressão profunda e perdidamente confundido, errou o alvo por precipitação.
Disparou mais rápido que o pensamento e uma bala perdida acertou na pessoa errada: um dos deputados ou ministros que terão levado o país à bancarrota.
Isto de cavaleiros solitários em selvas urbanas tende a ser fiasco por não existir uma retaguarda de assistência ideológica.
Mujahedin tuga parece ser o próximo actor principal no enredo da novela troika & troika, não de uma qualquer playstation, mas de uma realidade africana cada vez mais grega.
Resta saber quais os caminhos ínvios que tem trilhado.
Pelo menos os políticos profissionais do Burkina-Faso da Europa que desgovernam isto continuam a ter fé em Deus e, quiçá, na extrema unção, principalmente agora que os Tuaregues de Tombuctu procuram outra fé.

domingo, abril 15, 2012

Sarilhos Mortis Causa...

Na sociedade lusa, ao contrário da grega, alguns dos processos crime contra a economia aparecem nado mortos antes de se desencadearem, ou seja, antes de alguém os praticar já sabe que nunca será condenado a prisão efetiva, quando muito a pena suspensa; é uma espécie de testamento vital genético em que todas as partes se resguardam de eventuais efeitos negativos (para deitar fumaça sobre a populaça arranjan-se uns bodes expiatórios como a falta de fé do S. Pedro em Deus):
Portucale
Outlet Alcochete
Face Oculta
Cova da Beira
Casa Pia
Submarinos da Forrestal
Apito Dourado, tingido de bordeaux ou de verde...
Na realidade quase tudo é ilibado por magistrados que andam distraídos e que ferram vendetas sobre desgraçados que não têm meios próprios para se defenderem.

sexta-feira, abril 13, 2012

Covilhã: guerra civil no PSD?

Nas últimas semanas, os leitores do Jornal do Fundão têm-se divertido com as sucessivas cartas abertas, entre dois contendores, figuras gradas do PSD, com acusações mútuas e a partir das quais vão deslindando muitos dos mistérios que assombraram a cova da beira, nos últimos anos.
Num dos lados está o actual edil e do outro o industrial Paulo de Oliveira (maior empresário europeu do ramo dos lanifícios).
Durante muitos anos, era uma amizade enternecedora de se ver, tanto que habitavam no mesmo prédio, em todos os eventos sociais, públicos e privados.
Agora, o verniz estalou, talvez porque a PT decidiu instalar o Data Center na freguesia da Boidobra, contrariando opções do Presidente da Câmara local.
Este acusa o industrial de ter influenciado maldosamente esta localização, apesar de ainda não ter apresentado provas concretas.
Aquele acusa a CMC de criar um aterro clandestino em terrenos/caminho de acesso a armazém onde se guardavam fios e que ficaram degradados, impróprios para uso industrial, na zona do Tortosendo.
Por outro lado, Presidente, parece querer fazer um alargamento numa determinada estrada (beco sem saída!) na Boidobra que invade terrenos onde se situa uma empresa e que pode condicionar a respetiva laboração; o alargamento incide, como que por mera coincidência, zonas onde se situa uma empresa do mesmo proprietário.
Mesmo no centro da Boidobra parece existir aquela tradição muito portuguesa de começar uma obra que se acabada parcialmente, se vai remediando e que afeta a entrada de determinada empresa
Talvez se compreenda melhor o facto de um dos vereadores da CMC ter mandado retirar os indicativos dos limites da freguesia da Boidobra, talvez com boa intenção, na medida em que possivelmente esta localidade irá ser incorporada numa das freguesias vizinhas e que pertence à malha urbana da cidade.
Mas, parece que o lavar público da roupa suja, ainda está para levar e durar, durante próximas edições do semanário regional.

Publicado o aviso de abertura do concurso de contrataçã​o para o ano escolar de 2012-2013

Concurso de contratação para o ano escolar de 2012-2013; publicado hoje o aviso de abertura, concurso começa 2ª feira
Foi hoje publicado o Aviso n.º 5499-A/2012 de abertura do concurso de contratação para o ano escolar de 2012-2013. De acordo com o mesmo, a candidatura inicia-se na próxima Segunda-feira, dia 16 de Abril, e decorrerá ao longo de 9 dias úteis, pelo que terminará na Sexta-feira, dia 27 de Abril.

quinta-feira, abril 12, 2012

1965: Bashar Hafez al-Assad e Zeinal Bava

Um ano em que duas sumidades vieram ao mundo e consideram que o lápis azul é uma arte a preservar.
Bashar Hafez al-Assad na Síria sabe que o controlo da informação é importante para a manutenção do regime político.
Zeinal Bava  em Portugal sabe que o controlo da informação é importante para a manutenção do império PT.
Como a maior parte das pessoas que têm net e tv, estão ligadas a empresas de serviços tecnológicos como a PT, a Zon, a Vodafone, etc., nem se apercebem que a censura ressuscitou.
A Zon apenas deixa visualizar o teletexto dos 4 canais nacionais.
O Meo impede o visualizar do teletexto em todos os canais.
A rede TDT, filha bastarda da PT, segue idênticos procedimentos de censura aos praticados pela PT.
Viva a liberdade de informação da censura luso-síria...?

terça-feira, abril 10, 2012

9 de Abril: Batalha de La Lys na Educação? - 2

Tal como se deu a entrada de Portugal na I Guerra Mundial, em estilo de pura mendicidade perante a nossa velha e antiga aliada, quando os soldados que estavam mal municiados e sem vestuário adequado eram sempre os culpados pelas derrotas (os oficiais banqueteavam-se na retaguarda), nomeadamente quando o poder político lusitano do D. Sebastião exigiu pena capital para um falso desertor, como forma de incutir medo a eventuais desistentes.
Aliás na sequência desse julgamento um dos Juízes Auditores que votou vencido, acabou por se libertar perante tanta submissão e sentença injusta através da sua própria morte.
(Esse Juiz Auditor, por acaso, era tio-bisavô do actual ministro da Defesa, colocou sempre a ética do Direito acima dos interesses mesquinhos da política).
Agora, o MEC Crato vem dizer que professores sem lugar na escola pública ou em outro serviço do Estado, no quadro da mobilidade, mesmo os pertencendo aos antigos quadros, irão sofrer na pele a actual lei laboral, em termos de despedimento e de acesso ao subsídio de desemprego (só em finais do século XX os professores passaram a ter acesso ao tal subsídio de desemprego).
Os membros do Poder Político sabem que nunca  serão chamados à responsabilidade e por isso decidem o que decidem e se um dia se verificar que o ensino em Portugal caiu no fosso de alguma lixeira, encontrarão sempre falsos culpados que pagarão as favas.

segunda-feira, abril 09, 2012

Batalha de La Lys na Educação: 4 de Abril? - 1

O inteligente, o matemático dos resultados invertidos, decidiu dar mais um passo no eliminar de professores do ensino público, numa de transparência cristalina da sã concorrência perfeita, tal como aconteceu com a impossibilidade fe haver mais reformas antecipadas, e quem sabe, facilitar a entrada dos professores do ensino privado no público, quiçá para que possam reformar-se sem oposição, quando descobre que é necessário que realizem mais provas de conhecimentos:
Os professores das Universidades, como ele, actualmente ministro, são uma merda que não têm competência para lecionarem.
As pedagogias são uma carta fora do baralho face aos conhecimentos, estes sim, os verdadeiros determinantes matemáticos dos bons professores.

quinta-feira, abril 05, 2012

Lucro em solvabilidade e liquidez negativas...?

O MEC e a Saúde preparam medidas drásticas para fazer um corte nos serviços prestados, reduzindo, desta pretensa forma (aldrabice contabilística) o valor da despesa, nomeadamente através da privatização e posterior contratação por Outsourcing, através da criação de um banco de horas:
Actualmente Limpezas e Segurança das Escolas já se encontram nesta onda.
Agrupamentos que englobarão ATLs privados, mas com recurso a docentes públicos em períodos de pausas lectivas.
Hemoterapia: talvez para evitar desconfianças os dadores passarão para os isentos das taxas moderadoras.
Hospital de Dia.
Urgências médicas

terça-feira, abril 03, 2012

DSK...?

Em Portugal havia santanetes que agora designam-se de relvistas e o mundo da crise vivencia-se nas revistas de moda casa e de mexericos, com os tribunais a dirimirem o que é ou não figura pública e os paparazi depois da carga policial andam confundidos, na medida em que se virem uma quaquer rainha fogosa comendo um político de meia tijela, não saberão quais as consequências.
Por outro lado, em França, desde Luís XV a Talleyrand, passando por Napoleão III e acabando no actual inquilino do eliseu, os presidentes e os primeiros-ministros sempre souberam conviver com o sexo fraco de uma forma patriótica.
Havia a Fava má, a oficial que, de preferência, residia na província e a Pompadour adequada junto da alcova presidencial no palácio do Eliseu ou no l'hôtel de Matignon e respectivos anexos.
Blum...
Chaban-Delmas...
Giscard d'Estaing...
Jaques Chirac...
François Mitterrand...
Nicolas Sarkozy...
Dominique de Villepain teria dispendido cerca de 100 milhões de euros para resgatar a sua fã número 1, das garras das FARC, Íngrid Betancourt.
DSK...
Parece que todos os devaneios sexuais dos francesses, em tempos eleitorais, entornaram sobre DSK.
E assim se alimentam as políticas caseiras, quando a crise parece algo mais imaterial e espiritual.


domingo, abril 01, 2012

Dalai quê? Lama?

Por ordens diplomáticas e tendo em conta os verdadeiros in teresses patrióticos e democráticos de Portugal, o pessoal dependente do actual ex-ministro dos submarinos, o pessoal tuga existente nas representações portuguesas no estrangeiro foram advertidas, sob pena de sanção disciplinar, para dissuadirem a entrada do Dalai Lama, não reconhecido oficialmente pela RPC, em Portugal, quiçá porque a EDP, a REN e a GALP pertencem ao império do meio.