Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

sábado, maio 19, 2007

Trilhos Pedestres - 3

Mais uma vez, a Biblioteca Manuel Monteiro da ESAS organizou com a ajuda prestimosa do Grupo Naturezas, uma visita de estudo ao Parque Nacional da Peneda Gerês.
Previstos, inicialmente, 17 km, a distância do percurso subiu, por obstáculos imprevistos, para cerca de 20 km.
Ou seja, o bando dos quatro missionários do metier da pesada (Filipe, Fernando, Silva e Resende), para não assustarem a malta, disseram que os cerca de 17 km (GPS: 16,5KM) eram favas contadas, aproveitarando-se da inocência de jovens ingénuos que, para além da Ministra, ainda tiveram de suportar as armadilhas pedestres colocadas pelos 4 Naios da Missão Impossível e, para além disso, ainda tiveram a distinta lata de convidarem uma cinquentona (futura Titular) para o seu grupo; os outros, os esquecidos do costume, foram, mais uma vez, humilhados publicamente. 10 km a subir, até ao ponto mais alto da Peneda (S. Bento do Cando - Alto da Peneda - S. Bento do Cando), ainda se foi caminhando, depois, os restantes km foram uma desgraça, visto que, descer cerca de 4,5 km, por vezes com desnível acentuado, 1,5 km inclinação da ordem dos 34% e os restantes 10% (no total, o desnível foi por volta dos 13/14%) foi um acto suecidário. Mas foi uma jornada épica, mais um teste à resistência física e mental dos professores da ESAS (Helena, a chefe e representante de Deus; Filomena a sub; João o Anticiclone dos Açores; Palmira dos bonsai; Tiza dos ácidos; Pepe dos ácidos; Moi líder espiritual), da Escola Secundária de Maximinos - Braga - (Olímpia a secretária), da EB2/3 de Lijó - Barcelos - (Nogueira) e da Escola Secunária de Tábua (Fátima), face às adversidades que se avizinham, durante os concursos a professor titularíssimo.
Claro que, depois de 6h30m a subir e descer montes, o cachimbo da paz foi selado, em volta de uma mesa de pasto, em Lamas de Mouro, bem regada e com uma grande posta/pessoa de vitela e muita fofoquice; de registar que a nossa querida e muy amada Ministra foi evocada (nasceu por aquelas bandas, talvez num acto de distração da natureza).

Nenhum comentário: