Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

sábado, julho 10, 2010

Os Mega-Agrupamentos Filandeses

Kangasniemi, cidade do centro/este da Filândia, junto ao lago Puula, com cerca de 6000 habitantes e com 4 centros escolares que formam um Mega-agrupamento (10 anos de estudos normais + 2/3 anos de secundário), desde a primária até ao 12º ano (incluindo uma escola artística) viu-se confrontada em 1998 e em 2006 com situações de sobrelotação de alunos que poderiam colocar em risco os níveis de sucesso educativo.

Nesses dois anos frequentavam esse Mega-agrupamento cerca de 580 Alunos.

Tal como, na época das viagens marítimas, Porugal irá demonstrar aos países nórdicos que o Sucesso Educativo só se consegue com Mega-agrupamentos com mais de 3000 alunos e com a obtenção de significativas Economias de Escala, tendo em conta a redução dos custos para a educação.

Sócrates, um D. Sebastião iluminado, ficará nos anais da História Universal dos Disparates.

Em Portugal a ordem de Grandeza (Mega-agrupamentos; 12 Universidades Públicas e outras tantas Privadas; cerca de 23 Politécnicos.) corresponde a Sucesso!

Na Filândia o panorama é um bocado diferente:
Finland has 20 universities and 28 polytechnics, which work on the principles of academic freedom and autonomy. They are very independent in their decision-making.
All universities are state-run, the government providing some 70% of their budgets.
All  polytechnics (which are run either by local authorities or by private foundations) are co-financed by the government and local authorities.



Nenhum comentário: