Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

sábado, maio 21, 2011

A Escola Pública e o Serviço Nacional de Saúde: ...?

Vidas…
Podia ter o nome de Teresa ou de Helena ou de Ana ou de Daniela mas, agora tudo é indiferente...

Começou a trabalhar em tenra idade, ajudando os pais na lavoura e aos 18 anos de idade entrou para os Serviços Administrativos de uma Escola Preparatória Pública do interior e aquando da sua entrada em funcionamento, nas Terras Frias do Norte; era a única funcionária, era pau para toda a obra, área de pessoal, tesoureira, vencimentos, alunos e até dactilografar numa máquina de escrever inquinada os testes rascunhados pelos professores.

Em 2005 podia ter-se reformado com pensão completa, mas decidiu que trabalhar era uma forma de se cuidar e de continuar a ganhar respeito, pelos papéis, alguns deles algo amarelecidos, embora ainda não estivessem arrumados no Arquivo Morto, que lhe passavam, diariamente pelas mãos.

Entretanto aguentou estoicamente uma Mastectomia radical modificada.

Em meados de 2010, com 42 anos de Serviço decidiu reformar-se, ingloriamente, porque foi premiada com uma penalização de 9% e sem direito a homenagem pública da Escola (em muitas Escolas, mais no Interior que no Litoral, a saída, por reforma ou transferência, de professores ou de funcionários com muitos anos de serviço, ainda existe uma prática de reconhecimento e valorização pública do serviço prestado, por parte de toda a comunidade educativa).
E nem os próprios responsáveis da Escola souberam reconhecer, em devido tempo, o mérito, os sacrifícios e o esforço desenvolvido ao longo de tantos anos, nem uma medalha de cortiça... 
A nossa forma de socialização está a tornar-nos em seres indiferentes; agora tudo depende dos interesses e dos benefícios...

Em princípios de 2011 faz um exame de rotina, como uma ressonância (com prognóstico incerto) e, por precaução do médico assistente, é encaminhada para o Centro Hospitalar adequado...

A realização dos exames é espaçada no tempo, em média 40 dias, ou seja, demoraram cerca de 8 meses (mais um mês de demora para a primeira consulta e outro tanto para a do diagnóstico final), apesar dos pedidos de urgência da equipa médica, e é contemplada no final com uma sentença, estilo corredor da morte, ao ser-lhe diagnosticado um mieloma... (descalcificação descontrolada da massa óssea, por acção do sangue e que coloca os órgãos do sistema urinário em risco de falência), uma forma de carcinoma raro (talvez resultante de um controlo mal controlado depois do anterior cancro mamário e que terá originado a formação de metáteses???), aparentemente sem cura/ remissão (depois de tanto tempo de desespero, a morte ocupou o lugar de uma qualquer forma de combate/cura, talvez por as lista de espera serem longas ou haver directrizes superiores sobre a contenção na despesa em exames); O Programa Tempo de Viver deve ser o tema de um novo e inovador paradigma de encarar o doente em função do princípio custo-benefício!!!

O Centro Hospitalar (foi uma pena a doente não conseguir entrada num dos IPO e talvez o desfecho fosse diferente ou talvez não, porque o recurso a células mesenquimatosas para regenerar determinados órgãos afectados, ainda não faz parte das soluções em Portugal (no resto da Europa é uma prática habitual, embora ainda esteja num estado embrionário): na relação custo-benefício e em épocas de restrições orçamentais, a morte acaba sempre por ser a opção mais rentável para o SNS...) parece que apenas tinha autorização para lhe conceder um conjunto mínimo de exames/tratamentos que iam dando uma hipótese remota de sobrevivência, talvez para retardar um fim inevitável.

Mesmo a nível dos IPO e apesar de haver a falta de uma rede de cuidados continuados/paliativos e como forma de reduzir os custos orçamentais, o tempo de o doente falecer numa cama hospitalar é uma vaidade do passado.
Agora o doente em fase terminal é despachado/abandonado para casa familiar onde não existem meios técnicos adequados e apoio psicológico de acompanhamento, por parte dos respectivos centros de saúde,  ,

Só no fim da doença é que pessoa doente soube a verdadeira dimensão da gravidade (só quando se encontrava em casa e pressentiu que as dores eram cada vez mais intensas, a capacidade de mobilidade estava a atrofiar e reparou que os familiares já não davam respostas convicentes), porque enquanto existe vida temos sempre esperança de que determinadas maleitas são passageiras e só 1 dos familiares próximos sabia a verdade, desde o início.
A cumplicidade do pessoal médico (enquanto esteve internada ou sujeita a algum acompanhamento mínimo) e de enfermagem, alertados previamente para o facto de a paciente não estar psicologicamente preparada para saber da gravidade da sua situação, mantiveram sempre uma atmosfera de optimismo aparente.

Na realidade, apesar da abnegação do pessoal médico, de enfermagem e de alguns auxiliares de acção médica nenhuma solução havia (sentença final veio tarde de mais); mesmo assim, os familiares souberam que mais importante que a cura dos doentes internados, nesse hospital, cuja Administração foi recentemente elogiada como um Modelo de Gestão (apesar de haver uma prática corrente de muitos doentes emigrarem à força, ou para casa ou para outras unidades de saúde...), estavam as restrições orçamentais que, por sua vez, influenciariam a atribuição de prémios de produtividade aos respectivos administradores. 

A crueza deste tipo de situações cai sempre em cima dos dois lados da barricada:
O Doente que sofre o desconforto de que vai morrer e sente o esvair lento das forças e do discernimento e da lucidez, apesar das dores intensas serem o menor dos males, maiores são as dores da alma dos sonhos inacabados, de quem não quer perder as afectividades criadas, ao longo de uma vida ainda incompleta, pelo menos desta maneira, agarrando-se desesperadamente, num choro compulsivo, clamando por uma qualquer ajuda... 
Os Familiares que sabem do inevitável desenlace e se sentem impotentes para prestar a ajuda adequada e que são obrigados a um chorar silencioso de lágrimas secas, lágrimas de sangue...

A Saúde do SNS em Portugal está em agonia para as pessoas que não possuem meios próprios para frequentarem centros hospitalares, estilo SPA ou Seguros de Saúde, principalmente se vivem em meios rurais do interior e com fracas condições de acessibilidade.

As Pessoas têm sido sempre maltratadas e desrespeitadas pelo Poder Político, principalmente nestes últimos anos; veja-se o caso dos médicos de Sócrates na Caixa Geral de Aposentações que devem ter tido alguma formação específica em Auschwitz, ao considerarem aptos para o trabalho pessoas afectadas por doenças incapacitantes ou incuráveis.

Trabalhar por amor à camisola é um disparate em regimes de Governos Liberal...

Para os Governo, esse tipo de mortes é como que uma bênção dos céus, ao permitir, patrioticamente, que o deficit da Caixa Geral de Aposentações ou da Segurança Social tenha uma tendência para a quebra...

Mas os Portugueses ainda não tomaram consciência para os reais problemas que, mais cedo ou mais tarde, com maior ou menor grau de impacte, os afectarão: só acontece aos Outros. 
E a tristeza é esta, de não saber, de não querer saber, de querer ignorar os diferentes sinais de alerta, os Portugueses preferem viver na Ilusão...

Nenhum comentário: