Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

quarta-feira, agosto 15, 2012

DACL: vagas fantasmas...?

Tendo por base, as falsas medidas e autorização de abertura de cursos (anteriormente encerrados) disponibilizados tardiamente (!!!) pelo MEC, de forma a minorar o insucesso escolar dos alunos, mas na verdade, também baixar o tom de contestação do número de professores em horário zero, muitos directores, irão aproveitar-se da situação, para fazerem prolongamento de período de matrículas e assim poderem declarar as vagas existentes só depois de 1 de Setembro; mas o MEC, com um sorriso de orelha a orelha, fecha os olhos a estes procedimentos de legalidade dúbia, porque sabe que, no futuro, pode contar com a cumplicidade dos directores para a implementação de outras medidas draconianas, para desterrar professores dos quadros e poupar.
Muitos professores em DACL ficarão na calha para a mobilidade especial, porque as vagas disponíveis só serão declaradas depois de 31 de Agosto.
Por outro lado, os directores poderão livrarem-se de professores indesejáveis e abrirão vagas, para determinados professores contratados...
Mas esta dinâmica pode sair furada, nomeadamente, porque já aconteceu no passado, quando colocaram vagas para a disciplina de Contabilidade, de um curso do ensino recorrente com contabilidade, e saiu na rifa, não o destinatário apetecível, mas um professor da área do Direito, que de contabilidade nada sabia. Foi um completo caos, quer para o professor, com os alunos, muitos a trabalharem na área, a transformarem as aulas num pandemónio anedótico, quer para a direcção que teve de colocar um outro professor a dar aulas de apoio.

Nenhum comentário: