Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

segunda-feira, maio 24, 2010

A Guerra: o contar das espingardas - 2

Professores, Funcionários, Alunos e Encarregados de Educação e restante comunidade educativa decidiram, estilo Grito do Ipiranga, promover todo um conjunto de diversas iniciativas de acção que estão a ser ponderadas; umas serão concretizadas de imediato, enquanto que outras, quiçá mais radicais, por coincidirem com o final do presente ano lectivo, poderão ser adiadas:

1 - Recolha de um abaixo-assinado voluntário de toda a comunidade escolar contra a tentativa de destruir o que o 25 de Abril de 1974 trouxe a Portugal: Democracia e Liberdade na Escola Pública e a ser enviado ao Presidente da República, ao Presidente da Assembleia da República, aos Grupos Parlamentares, ao Primeiro Ministro, à Ministra da Educação e a outras entidades com responsabilidade na área da educação e do Direito, com o o intuito de esclarecer e repor a verdade dos factos.

2 - Recolha de assinaturas de pessoas (comunidade escolar) que irão exigir à Comissão de Educação da Assembleia da República, o Direito Constitucional de serem ouvidas, na defesa dos respectivos direitos, em termos de ética, honra e direito de se sentirem profissionais nos Trabalhos que escolheram.


3 - Desencadear um conjunto de manifestações, nomeadamente junto da Assembleia da República (Galerias) de forma a ser reposta a verdade dos factos e que o acto de denegrir o trabalho de todos os que trabalham nesta escola seja repudiado e que os Partidos Políticos responsáveis, representados na Assembleia da República, peçam desculpas públicas, na Assembleia.

 (Político sério pedir desculpa por actos praticadosm, com ou sem dolo ou por negligência, principalmente no âmbito da respectiva actividade e com o Estatuto de Deputado parece um Paradoxo: ou não é Político  ou não é sério - Francisco Assis: magister dixit).


Será que os membros da A. R., supostamente designada Casa da Democracia, sabem o que é viver em Democracia? Ou é só retórica filosófica? Será que estão preparados para serem invadidos, nos respectivos retiros das siestas?


Na nossa opinião, perante o Crime de Difamação ao trabalho doss professores da ESAS, a Polícia Judiciária, já devia ter intervido, de forma a identificar todos os Prevaricadores.

Nenhum comentário: