Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

sexta-feira, agosto 17, 2012

Primark de Braga: ameaças sobre menores?

No início do mês de agosto, duas amigas resolvem entrar numa loja de trapos, e a esperteza saloia de uma delas, vira chatice.
Uma delas, de maioridade, resolveu furtar umas bugigangas de baixo valor comercial, esquecendo-se de que as lojas têm sistemas de vídeo vigilância, para prevenir situações anómalas.
Nestes casos, o responsável da loja convoca as autoridades policiais, conforma manda o processo penal, e perante as quais se procede à revista das malas e vestuário das duas amigas, descobrindo-se o material furtado, numa das bolsas, pertencente à de mais de 18 anos.
Relativamente à outra (menoridade), nada foi alvo de auto de notícia; aliás, esta nem se tinha apercebido do comportamento incorrecto/ilegal da outra.
Roubar por roubar, estilo aventura ou não, mesmo que o valor seja de um cêntimo é de condenar, conforme manda a lei, porque é pelo facto de se minimizarem ocorrências deste tipo, que mais tarde nos deparamos perante situações mais gravosas.

Mas a gerente de loja resolveu ir mais longe e ameaçou com despropósito maldoso a moça de menor de idade, com um pedido de indemnização futura de 300 euros e outras sequelas daí decorrentes.
A moça de menor de idade, conforme se pode ver nas imagens e posteriormente na revista à mala e à roupa, nada fez de errado e por conseguinte, a responsável pela loja, também deverá igualmente ser chamada à responsabilidade, eventualmente no pagamento por danos não patrimoniais, ao acusar outrem falsamente e criando-lhe erradamente uma imagem de criminosa.

2 comentários:

Anônimo disse...

O que pode acontecer a uma pessoa que é apanhada a roubar na Primark?.
Pode ir presa, mal receba a notificação em casa?. Mesmo que seja a primeira vez que rouba numa loja?.

Agradecia a resposta. Obrigado.

Anônimo disse...

O que pode acontecer a uma pessoa que é apanhada a roubar na Primark?. Pode ir mesmo presa, depois de receber a notificação em casa para comparecer no tribunal?. Mesmo que seja a primeira vez que rouba numa loja?.

Agradecia a resposta. Obrigado.