Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

terça-feira, julho 18, 2006

A Guerra da Vergonha

Hoje, 18 de Julho de 2006, comemoram-se 70 anos do início da Guerra Civil de Espanha, quando o exército de Melilla, sob as ordens de Franco (ido, clandestinamente, das Canárias para o Norte de África em 17 de Julho de 1936) se sublevou/alzamiento contra o Governo Republicano legitimamente eleito. Morreram mais de 500 000 pessoas, combatentes e não combatentes e cerca de 160 000 foram fuzilados durante e pós a guerra. Muitas outras desapareceram, cerca de 30 000, nos diversos campos de concentração existentes ou em fossas/valas (Perto de Badajoz foram fuziladas cerca de 4 000 pessoas, cremadas e enterradas). Espanha, actualmente é o único país do mundo a cujo Hino foi retirada a respectiva letra. O Hino actual foi estabelecido pelo franquismo.

Portugal foi o principal centro de apoio à vitória de Franco. No entanto, por ironia do destino, Franco nunca deixou de cobiçar a anexação do seu vizinho ibérico. Na cimeira de Hendaya, em 1940 entre Franco e Hitler, em troca do direito de passagem, das tropas nazis, até Gibraltar e Norte de África, Franco fez três exigências:

1 – Anexar Portugal

2 – Rearmamento do exército

3 – Repartir Marrocos com a França de Petain

Foi apenas por causa desta última cláusula que nunca houve acordo.

Homens, mulheres e crianças. Milhares de crianças foram retiradas aos pais que directa ou indirectamente tinham relações ideológicas e/ou familiares com Republicanos.

O Hino da República Espanhola designava-se de: Himno de Riego.

Fonte de todas as fotografias inseridas: Meter Wyden (1997). La Guerra Apasionada: las brigadas internacionales en la guerra civil española

Um comentário:

Anônimo disse...

Really amazing! Useful information. All the best.
»