Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

sábado, setembro 23, 2006

O Disparate duma Lombriga Menêlho

(UMA LOMBRIGA FORMADA EM FILOSOFIA MAKÚLO - continuação)

Depois de uma persistente perseguição, encontrámos e anestesiámos (hipnose) a Lombriga Futre, objecto de uma apresentação visual anterior. Através de um TAC, de uma Ressonância Magnética e de uma Expectografia de Imagem molecular, via satélite foi possível estabelecer um diagrama da estrutura funcional interna.

Segundo o Mestre Menelau (Parafraseando uma rábula inserta no Almanaque de Lembranças Locais. Vitor Branco: 1941), o corpo de qualquer Homo Sapiens é constituído por três cavidades/caixas: craniana, toráxica e abdominal.

Mas como o Sr. Dr. Gustinho Motorista é um home desmedrado, justo é designarmos as suas anfractuosidades como caixinhas: a caixinha da cabecinha, a caixinha do peito e a caixinha da pança somítica, sendo esta a mais importante, porque serve de base às outras duas que lhe ficam a prumo. Se fizermos uma análise de filosofia lógica sobre estas três caixinhas, tendo por base os princípios básicos da matemática, obtemos um disparate matemático, o que, aliás não admira, já que o Sr. Dr. Gustinho Motorista é um disparate de home: 1+1+1=1.

Três unidades iguais a uma unidade constitui, naturalmente um destrambelho matemático, mas como não há desassiso que a lógica filosófica não possa transformar num axioma, como exacção devemos concluir que as três caixinhas do Dr. Gustinho Motorista, que são três unidades indivisíveis, não valem mais do que um Gustinho Motorista, que também é uma só unidade e … indiviso.

Nenhum comentário: