Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

domingo, abril 29, 2007

Casas com Estórias - 1B

Montalegre
Montalegre é boa terra,
Dá de comer a quem passa,
Mas quem não leva dinheiro, Nem água lhe dão de graça.
Onde uma nova vida começou:
Pensava mudar o Mundo, tinha a alma cheia de conhecimentos científicos para debitar sobre as pobres criancinhas de uma zona tão pouco desenvolvida, mas as ilusões foram desfeitas, os conhecimentos das sebentas não são o Conhecimento; este adquire-se com a experiência e com a sensibilidade da interiorização das diferentes culturas: nessa altura, ainda não estava preparado para a iniciação desse novo rumo.
Em Barroso, não é o Futebol que arrasta multidões e inflama as almas, mas as Chegas: e quando o que perde, há sarrabulho da grossa, os da aldeia fazem justiça sobre os outros (Tradição Celta).
Cuidado no beber água da fonte da Mijareta, pode ser agradável e fresca, mas pode ter consequências maléficas e funestas futuras, para os forasteiros mais distraídos...
E em Rebordelo, depois de andar cerca de 5 Km pela serra (ainda não havia estrada), por vezes de noite cerrada com frio, chuva ou neve, sentava-me neste escano (a Tia (avó) Céu já estava com o comer preparado), junto do lume que aquecia o caldeiro suspenso pela burra e merendava centeio com algum do fumeiro que estava suspenso e depois adormecia até ao chegar da ceia (cerca das 21/22 horas - Mata Bicho: 5h30m; Pequeno Almoço: 6h; Almoço: 9h; Jantar: 12h; Merenda: entardecer; Ceia: 21/22h). Por cima viviam os humanos e por debaixo eram as coortes do gado que, no inverno, serviam de aquecimento central, mas no verão era um perfume um pouco pestilento. Foram tempos de memoráveis.

Nenhum comentário: