Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

sexta-feira, junho 29, 2007

In Memorium

A ESAS EM VIGÍLIA 9 de Julho de 2007 19H00 / 21H00
PELO ARTUR (Seis meses após o seu falecimento / 27 de Abril de 1946 - 9 de Janeiro de 2007)
POR NÓS ASSEMBLEIA DA ESAS

sábado, junho 23, 2007

Requerimento Hierárquico Impróprio .. no Burkina Faso da Mongólia do Atlântico dos Fundilhos

Muitos dos itens pontuáveis para Professor Titular apenas têm como destinatários amigos dos Padrinhos do Ministério. A respectiva validade perdeu-se, por exemplo, por via da extinção do Departamento do Ensino Secundário. Ora, os organismos que o vieram substituir, em algumas das matérias, estão no segredo dos Deuses; todos os professores que pedem reconhecimento/validade das respectivas acções subjacentes aos referidos itens pontuáveis, recebem indeferimento por vício processual; estamos perante aquilo que no Direito se designa de Requerimento Hierárquico Impróprio. Eventualmente, só os afilhados sabem a solução.
É por estas e por outras que, por vezes, alguns professores tomam atitudes dramáticas de revolta contra o sistema, mas nas pessoas dos respectivos CE. Por este andar, não admira que apareçam voluntários que, buscando também as 70 virgens, decidam convidar políticos portugueses, para os acompanharem nessa viagem fatal...

sexta-feira, junho 22, 2007

Vigília em Memória das Vítimas Ass... pela M...do Burkina Faso

No dia 9 de Julho de 2007, entre as 19 horas e as 21 horas, junto da Escola Secundária de Alberto Sampaio, em Braga, a respectiva comunidade escolar, conjuntamente com outros cidadãos de Braga que se queiram associar, fará uma Vigília em memória/homenagem de um Professor de Filosofia, que com doença oncológica (Sem Voz), foi dado apto para o desempenho de serviço lectivo, pela juntinha de mediquinhos, vindo a falecer poucos meses depois.
Se todas as outras escolas, onde ocorreram situações idênticas, promovessem iniciativas de igual índole, talvez o resto da comunidade despertasse para os caminhos politicos da Eugenia que, o presente Governo, quer introduzir em Portugal.
A Eugenia em função da redução da Despesa Pública só num país tipo Burkina Faso da Mongólia do Atlântico dos Fundilhos

segunda-feira, junho 18, 2007

A Inteligência Somítica da Tautologia

O T.C. opinou sobre decisão tomada pela Ministra da Educação do Burkina-Faso, sobre a repetição de alguns dos exames de 12.º ano, em 2006. Esta, numa atitude de Q. I. bastante elevado (sub-avaliado pelos miseráveis professores), respondeu que por causa dessa decisão, entraram nas Universidades 5 000 alunos. Então, se não tivesse havido repetição de exames, em apenas duas disciplinas, parece que os tais 5 000 nunca entrariam e as Universidades encerrariam as portas? Já agora, os tais 5 000 beneficiados eram da mesma área? A questão correcta que se põe é de saber se desses 5 000, os alunos amigos da ministra entrariam, se não houvesse repetição.

sábado, junho 16, 2007

Titulares - Novela: episódio n+1

Parece que por irregularidades processuais/Vícios de Forma, Orgânica e Material o concurso vai ser desmanchado. A atrapalhação no ME, da mauritânia, tem sido tanta, que se esqueceram de legitimar o respectivo órgão de controlo e de implementação.
Aguardamos, com expectativas redobradas, os próximos episódios da novela africana: Paixões Masoquistas.

quinta-feira, junho 14, 2007

As DRENs do Nosso Descontentamento

Os dois últimos Directores da DREN, da Mongólia dos Fundilhos do Atlântico (o anterior é o actual vereador do urbanismo na Câmara Municipal de Ouagadugu e que para as interlocutoras femininas era de uma baixeza atroz), de partidos políticos diferentes, parecem ter o mesmo dom: autoritarismo, prepotência e insultos à discordância. Deve haver uma qualquer maldição que transforma cordeiros em feras.

segunda-feira, junho 11, 2007

MST

MST, na sua última crónica coloquial, inserida no semanário Expresso, do Burkina Faso da Mongólia do Atlântico dos Fundilhos, insurge-se contra a possibilidade de os professores que não tenham oportunidade de ascenderem ao Tacho de Titular, venham por acções em sede de Tribunal Administrativo; ou seja, por não lhes ser reconhecido mérito suficiente. Ora, MST, deve andar distraído, mal informado, confuso ou virou Kim Il Jong ou está a defender interesses próprios.
Na realidade, se verificarmos a pontuação dos diversos itens de mérito para PT, chegamos à triste conclusão de que apenas alguns e poucos se inserem nesse espirito: 1 - Avaliação do desempenho - de 1 a 5 pontos (pontuável uma única vez)
2 - Assiduidade - de 0 a 35 pontos
O resto dos pontos obtém-se na ocupação de tachos que não definem qualquer tipo de competências para a docência.
MST devia esclarecer qual o grau da sua relação íntima, directa ou por interposta pessoa, com a Ministra.
MST, com estes procedimentos nem parece ser descendente da grande poetisa portuguesa SMB.

domingo, junho 10, 2007

As Escolas do amigo Valter

Tendo por base a saga das aventuras do Asterix e Obelix, que estão confinados a uma aldeia fora do domínio romano, podemos deduzir que na Beira Interior, do Burkina Faso, situação similar se passa: nem todas as escolas com menos de 10 alunos fecham.

As Juntas de Descolonização Biológica da Mongólia do Atlântico dos Fundilhos

Muito se tem falado, nos últimos tempos, sobre controversas decisões das Juntas Médicas, do Burkina Faso da Mongólia do Atlântico dos Fundilhos, sobre baixas ou aposentações: mas, primeiro que tudo, é necessário identificar os membros das ditas cujas: 1 – Serão constituídas por médicos ou por Licenciados em medicina? 2 – Se são alguma coisa, tiraram o curso numa universidade tipo independente? Por outro lado, é indispensável compreender o porquê de tais decisões: são tomadas em consciência ou por via de orientações superiores da Tutela? Se é este o caso, então quem são os responsáveis chefes: 1 – Primeiro-Ministro 2 – Ministro da Segurança Social 3 – Ministro da Saúde 4 – Ministra da Educação Na realidade, como qualquer Governo é um Órgão Colegial tipo Colégio, a responsabilidade tem de ser de natureza solidária; assim, são todos os seus membros, os responsáveis pelas sucessivas condenações à morte, assinadas, por interpostas pessoas, os membros das tais Juntas. Porque o Programa Eugenia, deste Governo, tem uma natureza política de ajuda à redução do deficit das contas públicas.

quinta-feira, junho 07, 2007

Vagas a Titular

No Ensino Básico (pré-escolar e primário) o número de docentes dos 8.º e 9º escalões, em algumas das escolas visitadas, coincide com o número de vagas decretadas pelo Ministério: espantoso.
No resto, 1 vaga por cada 9 candidatos.
A equipa ministerial saberá a tabuada?

sexta-feira, junho 01, 2007