Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

terça-feira, agosto 14, 2007

Os Profetas de Klondike

No suplemento de economia, página 4, do semanário O Expresso, do dia 11 de Agosto de 2007, o Ex-governador do BP, António Sousa (não confundir com o treinador de futebol) afirmou, a dado passo, (...) Se a legislação laboral fosse mais flexível, não teríamos o país Dual que temos: pessoas que têm emprego para toda a vida e outras que nunca terão emprego (...)
As Sociedades dualistas, são designadas como as Subdesenvolvidas, 3º Mundo, etc. às tantas, vivemos neste mundo, mas pelas razões erradas:
1 - Qualquer Factotum do BP/EDP/CGD/GALP/CP, quando se vem embora, para além da devida compensação monetária, por eventuais turbulências neurais, ainda recebe, a partir do mês seguinte, a respectiva reforma (o vacatio legis é nulo) mesmo com acumulação de outros Tachos; só os Idiotas/Parvos é que têm de esperar, pelo menos, até aos 65 anos de idade e com 40 anos de serviço, mesmo que estejam doentes, ou incapacitados ou à beira da morte, e não podem acumular outros ganhos depois da reforma, senão...
2 - Pessoas que têm emprego para toda a vida - Só se forem os amigos, os Corruptos; os Políticos; os Tachistas; etc.
3 - Se a legislação laboral fosse mais flexível - A tendência seria de horários de trabalho de 12 horas e com salários pela metade (talvez como na China. Mas aí, pessoas como AS já teriam sido fuziladas por obtenção de ganhos suplementares...).
4 - Porque é que Portugal é dos poucos países em que a corrupção é desvalorizada, não sancionada, por motivos partidários ou a falência fraudelenta de empresas é consentida (desde que não existam dívidas ao Estado) ou as falsas baixas médicas das entidades patronais são ignoradas ou a incompetência na Gestão empresarial é considerada pouco relevante (Relatório McKinsey afirmava que o nosso fraco desenvolvimento/baixa produtividade, não resulta do tipo de legislação laboral ou do menor empenho dos Trabalhadores, mas dos Factores Citados Anteriormente)?
6 - O que é que AS fez, quando esteve no BP, para travar a especulação de juros activos, por parte das entidades bancárias?

Nenhum comentário: