Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

segunda-feira, setembro 24, 2007

Postais do Al-Maghribiyah All-Garb - 1

A Produtividade Suomi
Perante o crescente desemprego e o uso e abuso dos contratos de trabalho de vínculo percário, os patriotas patrons magrebinos do deserto tuga, exploram, até ao tutano, os respectivos trabalhadores, principalmente, na área da restauração e da construção civil:
1 - Folgas e Férias existem oficialmente, mas se os trabalhadores não os encararem como dias normais de trabalho, um pontapé no ... e borda fora (e têm de assinar los papeles de gozo e de recebimento dos respectivos suplementos salariais).
2 - Horários de trabalho/dia que ultrapassam as 8 horas.
3 - Seguros de trabalho da empresa pagos pelo próprio trabalhador, estilo voluntário militar.
4 - Faltas ocasionais ao serviço, ainda que com atestado médico ou internamento hospitalar, devidamente comprovado, originam prenúncio de sarilhos, em termos de não renovação do contrato (trabalhador com tuberculose é sempre produtivo ... até que a morte o leve, mesmo que algum turista, também possa ficar afectado).
5 - Algumas empresas só aceitam desempregados que estejam a receber o respectivo subsídio de desemprego (dão-lhes um pequeno suplemento...).
Todos os Governos sabem disto, mas nada fazem; não é de admirar que o antigo Presidente da Inspecção Geral de Trabalho tenha sido afastado e, eventualmente o mesmo irá acontecer ao actual chefe da ASAE.
Veja-se o que aconteceu, há alguns anos, na explosão ocorrida em Cambedo/Barragem de Venda Nova: oficialmente 2 tugas mortos, mas silêncio total sobre os cerca de 20 trabalhadores africanos e ucranianos, que desapareceram misteriosamente.

Nenhum comentário: