Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

segunda-feira, abril 21, 2008

O Proleta da Bulímia Neurótica

Quando era PM, o Sr. Silva desapareceu da circulação, temporariamente: foi visitar o Portuga profundo, parece que esteve algures, no pulo do lobo. Nunca, ainda alguém me esclareceu se, nesse tempo, era habitado por Tugas profundos ou já era um deserto profundo.
Agora, vem o Mao Zedong do Caruncho do Jardim reclamar a propriedade de pertencer ao pobo profundo, que deve situar-se, quiçá, no Atlântico Continental profundo. Será também um deserto? Estão todos em profunda meditação de profundidade? O Animal Tuga da Flama parece ter saído, de um dos protagonistas, de um dos books mais satírico, existente no mundo da lusofonia: Deus lhe Pague, de Joracy Camargo. Aqui, ser-se proleta é o assumir de um espírito de empresário profundo da mendicidade, desculpem, da teoria dos vasos comunicantes, entre os Burgueses infelizes e o Pobo profundo feliz.
É tão gordinho este exemplar da anorexia intelectual profunda (10 anos para tirar o canudo; nesse aspecto, o profundo filósofo Sócrates obteve-o, mais rapidamente, por fax).

Nenhum comentário: