Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

quarta-feira, novembro 26, 2008

NOVA POSIÇÃO DO CONSELHO DAS ESCOLAS?

Ao que parece, e segundo apurado junto da comunicação social, o ME não estará falar verdade quando afirma nova posição do CE. Na reunião de ontem não terá havido qualquer votação que alterasse a anterior e só as apreciações de alguns membros, que consideraram tecnicamente exequíveis estes procedimentos, terá levado a ministra a concluir que agora já havia acordo. Nada mais. Não será a isso alheio, o facto de o Presidente se ter, até agora, recusado a fazer qualquer declaração sobre o assunto e ser apenas o Ministério a fazê-lo, como se o SEE fosse o porta-voz do CE. Mas, independentemente disso, o CE não representa os professores e as posições destes são claras: rejeitam este modelo de avaliação. Sendo assim, os Sindicatos têm apenas que respeitar a posição de quem representam. INFORMAÇÃO AOS PROFESSORES M.E. SIMPLIFICA PROCESSO PARA IMPOR O SEU MODELO DE AVALIAÇÃO! O Ministério da Educação pretende, teimosamente, manter o seu modelo de avaliação que assenta em dois princípios inaceitáveis: 1. o de que os professores se dividem em duas categorias; 2. o de que o mérito do desempenho docente depende de quota e/ou de vaga disponível. Mas o modelo de avaliação do ME não é rigoroso, nem exequível e a prová-lo está o facto de necessitar de ser "simplificado" de cada vez que se aplica. Porém, a "simplificação" que o ME propõe está armadilhada e os professores não podem cair nas armadilhas: 1. dispensa os professores da avaliação do seu desempenho pedagógico, deslocando-a para os aspectos exclusivamente administrativos, salvo requerimento em contrário; 2. por outro lado, impõe, a quantos pretendam ter "Excelente" ou "Muito Bom" (um direito que assiste a todos) a aplicação integral do modelo (excepção, este ano, para o parâmetro dos "resultados e abandono escolares"). Contudo, ainda que os professores se submetam a todo o processo, nada garante essas "menções", pois estão sujeitas às quotas de 5% e 20%, respectivamente; 3. não cria condições mais favoráveis de horário para os avaliadores, pois o eventual pagamento de algumas horas extraordinárias não alivia a sua sobrecarga de trabalho; 4. prevê a aplicação do SIADAP 2 aos presidentes dos órgãos de gestão, o que iria contrariar o Decreto Regulamentar 2/2008, não seria aplicável num momento em que o mandato já se encontra em recta final (não permitindo os procedimentos iniciais previstos) e apenas constituiria uma forma de pressão e ameaça sobre os professores que presidem aos conselhos executivos. Os Sindicatos recorrerão aos Tribunais se esta disposição se mantiver; 5. cria um regime de excepção para este ano. Contudo, segundo palavras da própria Ministra, aplicar-se-á na íntegra, apenas com alguns ajustes, já a partir do próximo. Até este momento, não houve qualquer recuo ou cedência significativa do M.E., mas apenas a tentativa de garantir a aplicação de um modelo de avaliação que os professores rejeitam e as escolas suspendem.Os Sindicatos de Professores assumirão, sexta-feira, nas reuniões com o ME, as posições daqueles que representam: 1. Suspensão do actual modelo de avaliação! (pressuposto prévio de verificação obrigatória). 2. Negociação de uma alternativa formativa de qualidade, cientificamente capaz e pedagogicamente adequada. Os Sindicatos admitem uma solução transitória para o ano em curso que evite o vazio legislativo e/ou um acto meramente administrativo. Nesta matéria não há espaço para soluções intermédias, nem entendimentos que não passem pela suspensão imediata do actual modelo. É essa a vontade dos Professores e o compromisso dos Sindicatos. A suspensão deste modelo de avaliação não pode continuar a ser adiada! A obstinação da Senhora Ministra da Educação não pode continuar a criar dificuldades ao normal funcionamento das escolas. Os Sindicatos de Professores

Nenhum comentário: