Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

segunda-feira, agosto 24, 2009

Delirium Tremens das Estatísticas Educacionais...

A Ministra entrou num tal estado de euroria desesperada que tenta, em vésperas de eleições, afirmar que ganhou estatísticamente o euromilhões do sucesso educativo:
1 - Diminuição do Abandono Escolar - Omite as disposições legais que sancionam os professores em caso de faltas de alunos, principalmente quando a retenção é desaconselhada (ranking das avaliações externas) e premeiam os alunos via Estatuto dos Alunos, ou quando através da Segurança Social ameaça retirar os subsídios às respectivas famílias.
O ME considera que o conceito de Retenção é diferente do de Reprovação.
2 - Diminuição das Reprovações - Na Escolaridade Obrigatória e nos Cursos CEF e nos Cursos Profissionais não existe a palavra Reprovação e é desaconselhada a passagem através de votações em Conselho de Turma (ranking das avaliações externas).
3 - Aumento do Sucesso Educativo - Premiar o Facilitismo e Obtenção das Altas Classificações Internas. Quando as classificações nos exames são fracas a culpa recai sobre a falta de empenhamento e de profissionalimo dos professores; quando elas são altas, o mérito cabe às políticas implementadas pelo M.E.
4 - Nas Escolas Públicas o Estatuto do Aluno
é igual para todos (quebrar inadvertidamente um Tubo de Ensaio ou destruir intencionalmente um Torno são atitudes do mesmo nível de sanção), ao contrário do que acontece nas Escolas Profissionais em que as regras são diferentes das aplicadas em estabelecimentos de ensino privado não profissional.
Ainda tentou colar as manifestações de professores com a instabilidade educativa das escolas e com eventuais consequências escolares, ao nível do aproveitamento escolar. Mas não teve sucesso; agora vem dizer que afinal de contas o ME teve sempre razão.

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