Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

domingo, agosto 16, 2009

A Divina Comédia - O Comércio da Cultura Privatizada dos Médicos 2

O ALCOOLISMO
Diversos são os médicos que citam investigações internacionais sobre os benefícios de as pesssoas beberem 1 ou 2 copos de vinho às refeições em detrimento da água ou da cerveja ou do consumo de bebidas brancas, enquanto, outros defendendo a cerveja fazem sobressair os efeitos negativos do vinho. Alguns ainda têm a lata de indicar determinadas marcas de vinho ou de cerveja, maximizando o efeito nefasto de marcas concorrenciais. Estes Médicos controlam essas pretensas investigações científicas através de uma Associação Comercial de Vinhos (Lasvin – Liga dos Amigos da Saúde, Vinho e Nutrição: O Vinho é o bem estar da alma e a Alegria do coração) ou de cerveja (Reuters Health – quando numa investigação de amostra não representativa, tenta demonstrar que os níveis da proteína C-reativa, composto associado à inflamação e do fibrinogênio e que contribuiem com a formação de coágulos sanguíneos, diminuíram entre um grupo de adultos de meia-idade que consumiram três ou quatro copos de cerveja ao jantar). Então é ver alcoólicos proibidos de beberem uma única gota de bebida alcoólica, pelos médicos dos Centros Regionais de Alcoologia, depois serem aconselhados por alguns cardiologistas a consumirem-nas. Os efeitos benéficos encontram-se ou nas Uvas ou na Cevada ou em outros componentes, mas Nunca no resultado de uma qualquer fermentação Alcoólica que tende a provocar deficiências coronárias ou a cirrose, etc.. Claro que os sucessivos Governos, aparentemente lançam medidas de combate ao consumo de bebidas alcoólicas, nomeadamente para a diminuição da sinistralidade rodoviária e das doenças do Fígado, com a chamada lei seca para a juventude (2007/8: Jovens podem beber litros e litros de vinho ou de cerveja, mas não uma única grama de bebida branca) ou a diminuição da taxa de alcoolemia admissível de 0,5 para 0,2 gramas/litro para a condução rodoviária, ou a proibição de venda e consumo de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, ou a acção de uma marca de cerveja que a partir da expressão se beber não conduza, um conselho da…, promove publicidade objectiva. Claro que quando os Media recebem avultados rendimentos de Publicidade vinícola (O Semanário Expresso publica caderno dedicado às questões vinícolas) ou o Ciclismo Profissional recebe o patrocínio oficial para a realização da mesma ou quando as empresas de cerveja financiam as festas académicas ou as festas de verão ou as actividades desportivas nacionais, os Governos aceitam sucessivas excepções ao cumprimento da Lei.

Nenhum comentário: