Em 1 de Setembro de 1939, pelas 02h45m (Hora de Portugal Continental) a Alemanha invade a Polónia Ocidental (a URSS apropria-se da parte Oriental no dia 20 de Setembro), com o argumento de que respondia a um ataque provocatório desencadeado por alegadas tropas polacas (a Indonésia, antes de invadir Timor Loro Sae, durante cerca de 6 meses, delineou estratégia semelhante, mesmo quando eliminou jornalistas australianos).
Na verdade, durante 3 meses a Alemanha concentrou, ao longo dos 2 200Km de fronteira, artilharia e panzers. Pelas 21h00m do dia 31 de Agosto, uma companhia de forças das SS (posteriormente mortos para evitar futuras testemunhas incómodas), vestidos com uniformas do exército polaco infiltraram-se em território inimigo e atacaram um posto de controlo de fronteira alemã.
Apesar de todo o potencial de fogo, a Polónia resiste 26 dias aos alemães.
Começava a II Guerra Mundial, por declaração (defensiva) conjunta da França e da Grã-Bretanha, embora nunca tenham iniciado hostilidades militares (excepto pequenas incursões via Sarre) com a Alemanha (a Linha Maginot era o muro de defesa da Europa Ocidental).
Nenhum comentário:
Postar um comentário