Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

sábado, setembro 12, 2009

A Educação da Ética...

Segundp Kant a ética não é mais do que um sistema de regras absolutas, em que a moral das acções deve ter origem nas intenções com que são praticadas; acrescentando que agir moralmente consiste em respeitar direitos e evitar a violação dos mesmos.
Ora, Belmiro vem clamar por Justiça contra a falta de ética do actual Governo. Como se ele próprio, fosse um exemplo de virtudes: Controlo do Grupo Pinto Magalhães; Obtenção do Grau de Doutor Honoris Causa; etc.
Na realidade, o Governo PS sempre teve uma actuação de moralidade, segundo o Boss da Sonae, quando os negócios da SONAE tiveram a cobertura deste Governo (remover obstáculos normativos):
1 - Tróia.
2 - Aquisição da ONI
3 - Construção de um Oligopólio na distribuição/retalho alimentar (compra do Carrefour)
Mas quando este grupo empresarial não foi ajudado pelo Governo (construção de um grupo quasi-monopolista nas comunicações com a compra da PT), então saltou a rolha e entornou-se o caldo: o Primeiro-Ministro Sócrates não tem Ética.
Que este Governo não tem assumido procedimentos éticos perante a Sociedade é verdade, tal como o Eng. Belmiro quando ignorou os Direitos dos antigos investidores da Torralta.
Belmiro e Sócrates são duas personagens sinistras em termos de falta de Ética.
Será que estaremos condenados a conviver com engenheiros do mesmo calibre?

Nenhum comentário: