Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

segunda-feira, outubro 12, 2009

Sombras Coloridas

Parece que todos os Partidos Políticos e Movimentos de Cidadãos ganharam.
Nenhum perdedor?
Efectivamente, o PS quase ultrapassou o PSD em número de votos, em presidências de Câmaras Municipais e em Mandatos (ganhou em Portugal Continental e nos Açores e perdeu com a Madeira). Nem as coligações inter-partidárias da Direita conseguiram manter a vantagem de 2005.
O PCP teve um saldo menos positivo com a perda de algumas Câmaras Municipais e o ganho de outras; no total ficou com menos 4.
O BE manteve níveis de 2005 e uns percalços em Lisboa.
O CDS/PP se não fossem as coligações com o PSD teria ido pelo cano de esgoto abaixo.
O PSD teria ficado aquém do número de Presidências Municipais se não se tivesse coligado com outros Partidos.
Algumas Curiosidades:
1 - Leiria:
a Câmara Municipal balançou entre CDS e PSD até que ao fim de 35 anos o PS subiu ao pódio. Apesar da presidenta ter por vezes umas simpatias pelo social (OASIS), o football, tal como aconteceu com a Felgueiras lixou a bidinha.
2 - Montalegre: normalmente o PSD tem tido votações de relevo a nível nacional e no âmbito autárquico passou de controlo municipal a uma situação com tendência a evaporar-se (de 21 freguesias, nos princípios da democracia, passou agora a controlar apenas 4).
3 - Braga: nas legislativas o PS ganhou em quase todas as freguesias; agora deixou de ter a presidência de qualquer Junta de Freguesia da cidade. (Mesquita apenas ganhou a Câmara com as freguesias rurais).
Coligação PSD/CDS apesar de continuar a colar propaganda junto dos locais de voto (em Faro já introduziram as novas tecnologias) ainda não obteve o sucesso desejado.
4 - Covilhã: o PS nas eleições Europeias e legislativas teve mais de 50% dos votos; agora o PSD voltou a tirar-lhe o tapete.
5 - Faro:
o PS perdeu porque estiveram 4 anos a pensar projectar o que fazer...
Nada fez. O ex-Presidente devia ter efectuado uns estágios em Braga, Madeira, etc.
6 - Boticas:
o Campos parece que tem uns homens de mão para evitar opositores, pelo menos nas freguesias; a excepção continua a ser Couto de Dornelas.
As anedotas eleitorais:
1 - Santana Lopes:
o PS ganhou Lisboa por causa da traição das bases do PCP; ou seja, teria havido um pacto secreto entre PS e PCP para tramar a bida do Flopes.
2 - PCP:
o PS ganhou Beja por causa da traição das bases do PSD; ou seja, teria havido um pacto secreto entre PS e PSD.
3 - Lisboa:
o PS oferece bicicletas.
4 - Braga:
o Presidente da Junta de Freguesia de Maximinos/Braga continua a distribuir Fumeiro pelos seus súbditos e parece resultar.
5 - Gondomar:
Valentim volta a mostrar as suas potencialidades em Merchandising.

Nenhum comentário: