Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

terça-feira, novembro 10, 2009

Os Marqueses ...

Alguns professores, principalmente contratados, ou com raiva da ministra ou dos colegas que estiveram contra o política educativa, descarregam as suas energias negativas (arrogância e falta de respeito, do alto do respectivo pedestal, como se fossem seres superiores) sobre aqueles que menos culpa têm: Auxiliares de Acção Educativa e/ou Funcionários Administrativos.

Estes fenómenos tendem a generalizar-se por todo o país, criando uma péssima imagem sobre o Todo dos professores.

Depois admiram-se de estes membros da comunidade educativa serem críticos dos professores, em termos de competências e conhecimentos:

1 - Professores que não sabem fazer um requerimento.
2 - Professores que não sabem qual o respectivo tempo de serviço.
3 - Professores que não sabem quais os documentos que devem entregar, em cada momento...

4 - Professores que não sabem comportarem-se com urbanidade.

5 - Professores que não conseguem fazerem-se respeitar pelos alunos e exigem que os Auxiliares resolvam a indisciplina.

6 - Professores que recusam sujar o orgulho quando o Quadro está com muito giz e exigem a imediata presença dos serviços de limpeza.

7 - Professores que exigem ser tratados por Dr. ou Eng. e se alguém tem a lata de os tratar por Prof. exigem logo um pedido de desculpas, por falta de respeito.

8 - Professores que tendem a fazer batota nas faltas às aulas, insultando os Auxiliares que têm ordens superiores precisas.

9 - Professores que entregam justificações de faltas, fora dos prazos e que depois culpam o Pessoal Administrativo de os não terem alertado.

10 - Professores que entregam justificações de faltas não legais e depois tentam esquivar-se à responsabilidade, alegando que os Funcionários ou não foram expeditos nas explicações que deviam prestar ou as prestaram deficientemente ou não os ensinaram ou ...

Nenhum comentário: