Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

sábado, março 20, 2010

Braga: A Solução Final (?)

Desde o início do mês de Setembro, em muitos locais de trabalho, principalmente estabelecimentos de ensino, as pessoas foram convidadas a recolherem tampas para permitir a compra de duas cadeiras de rodas, com determinadas características adaptadas às necessidades existentes, para dois alunos de uma EB2/3, provenientes de famílias carenciadas e sem recursos próprios para a respectiva aquisição.
Depois de ser contemplado um desses alunos, verificou-se que a quantidade armazenada não permitiria, em curto espaço de tempo, proporcionar ao outro jovem a tão desejada qualidade de vida que todos desejamos, para todos, principalmente para os jovens.
Os promotores da iniciativa, tiveram a ousadia, dentro dos princípios da boa-fé, de dirigirem um apelo aos Serviços da Segurança Social da cidade de Braga, para comparticipar.
A resposta, bastante esclarecedora de um qualquer espirito mais próximo do nazismo do que de uma sociedade solidária, foi lapidar e histórica:
Ser um desperdício de dinheiro para aquisição de tal material, visto que o prazo de vida do jovem seria curto.
Quem dirige os destinos deste organismo é porque tem a confiança política e sabe interpretar os mais altos desígnios de solidariedade social deste Governo PS.
Que interessa que viva mais um ou dois ou três anos.
Será que a qualidade de vida se mede pela esperança provável de vida dos cidadãos?
Será que Sócrates e Hitler partilham a mesma cartilha de vida?
A este tipo de pensamentos também estão inerentes as filosofias doutrinárias dos Governos desde a década 90 e principalmente desde que José Socrates assumiu o Poder (por óbvias razões de doutrina ideológica e social do PS), mais os seus PECs: os remediados que paguem as crises.
Perante esta insólita resposta e para colmatar as insuficiências monetárias, está a circular, por toda a cidade de Braga, uma recolha de donativos em dinheiro.
Um Estado Falido, excepto para ajudar os que não precisam...
Uma Vergonha nacional

Nenhum comentário: