Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

terça-feira, março 16, 2010

O Audi do Enxovalho segundo Frei Pinto Sousa

Francisco Assis do alto do púlpito da sua austera palavra de pureza sublimar, vem clamar inocência por um tal Sócrates, ao considerar um insulto, um enxovalho a abertura de um inquérito a eventuais práticas sobre o controlo ou descontrolo de certa imprensa.

A Ministra da Educação e o DREL, na mesma onda, antes da abertura de qualquer inquérito de averiguações sobre comportamentos incorrectos, em algumas escolas, decidiram já condicionar/viciar resultados finais (antecipando decisões finais que só serão conhecidas no futuro), ao declararem santa inocência aos alunos agressores.

Sobre as vítimas, se forem alunos, afirmam que não se podem pronunciar, por uma questão de ética, antes de saberem as conclusões dos inquéritos, mas se forem professores, para quê inquéritos se à partida dizem que são culpados ou já nasceram culpados.

Veja-se o caso relatado no Expresso sobre um Professor que terá pedido autorização, aos respectivos encarregados de educação, para dar uns tabefes aos seus educandos: Processo Disciplinar (Sumário?) sem direito a inquérito de averiguações aplicado pelo Ministério.

Mas parece que as bruxarias e maus-olhados do enxovalho têm traumatizado os dirigentes partidários e o PSD é o último a aderir ao figurino da crítica.

No Blog dos Professores Lusos, o seu autor desabafou (sentimento generalizado a muitos outros professores) sobre o seu possível comportamento em actos desafiadores por parte de alunos e, nesta onda de inquisição política não nos admirará que o Governo promova procedimentos disciplinares a professores que escrevam em Blogs críticos.
Quem será a primeira vítima?

Os Enxovalhados: Sócrates e os Alunos Agressores

Os Enxovalhadores Criminosos: Oposição Política e os Professores e Alunos vítimas.

Nenhum comentário: