Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

sábado, junho 19, 2010

A Municipialização Partidária dos Professores

A Resolução do C.M. n.º 44/2010 irá trazer efeitos nefastos à estabilidade de professores e de funcionários, que poderão originar situações dramáticas.
Como os Quadros tendem a desaparecer e serem substituídos por Mapas, pode-se verificar um enviezamento nas competências, em termos de distribuição do pessoal.

Exemplo:
Montalegre tem dois Estabelecimentos de Ensino que vão integrar um único Agrupamento Vertical, um em Montalegre: EB2/3/S e outro o do Baixo Barroso: EB2/3 distantes, um do outro, em cerca de 25 km.
Se a colocação de professores no agrupamento ainda é da responsabilidade do Ministério, já a distribuição do pessoal (docente e não docente) pertence à EB 2/3/S de Montalegre sintonizada, em termos de gestão, com a Câmara Municipal.
Professores/Funcionários pouco dóceis, ainda que da mesma cor partidária que governa o Município, tendem a ser deslocados para o mais longe das respectivas zonas residenciais, por troca com outros mais patrióticos.

Inúmeros exemplos semelhantes verificar-se-ão, por esse país fora.
No Alentejo ou em concelhos remotos do interior dos distritos de Guarda e Viseu , esta reorganização escolar (contra natura) desta natureza pode conduzir a situações ainda mais gravosas, em termos de instabilidade de promoção do sucesso educativo.

Muitos professores que frequentam a blogosfera ainda não acordaram para a futura realidade e pensam que tudo não passa de um arrufo de ocupação de tachos entre directores.

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