Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

quarta-feira, julho 21, 2010

Os Arqui-inimigos dos Directores

As Guerrilhas nos Mega entre antigos Directores e actuais ou entre Directores (Secundário) e vogais (EB 2/3) tendem a minar qualquer processo de fusão.
A Escola Secundária de Maximinos teria tendência a transformar-se, por falta de alunos, numa escola pública só de cursos profissionais, mas agora novo fôlego ganhou com a mais que previsível entrada de novos clientes.
O Virgílio passou de Director da EB 2/3 para vogal do agrupamento e tem-se desdobrado em artigos e declarações públicas contra a formação deste Mega (ora está a favor e por isso foi nomeado para fazer parte do triunvirato, ora está fora na defesa de uma identidade fortuita, quiçá saloia).
Se ainda fosse ele o Director..., então talvez a sua postura fosse diferente, deduzindo-se tal propósito, das leituras dos diversos artigos publicados nos 2 Jornais diários.
Se houvesse coerência (escola TEIP), nunca devia ter dado o aval deste Mega, recusando integrar qualquer comissão administrativa provisória
Na verdade, nunca a vizinhança foi salutar e as guerrinhas entre professores, das duas escolas, davam para encher um almanaque histórico cheio de estórias de recuerdos locales.
Por outro lado os chefes dos Serviços Administrativos degladiam-se folklóricamente ou por Fone ou por interpostas pessoas, em termos de manutenção do respectivo Poder.
As perspectivas talvez venham a tranformarem-se em situações desagradáveis, porque parece  que ambas vão ser deslocadas para outras escolas mais aprazíveis para descarregarem todo o fel.
Talvez o casamento só dure depois da construção de um Metro de linhas totalmente subterâneas ou através da construção de um Funicular suspenso.

Nenhum comentário: