Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

domingo, julho 18, 2010

Os Esqueletos do JNE

Prova Escrita de Geografia

2.ª Fase – 2ª Versão

Grupo I

Questão 3 (A)

Resposta disparatada de quem não sabe desenhar e interpretar gráficos sobre variação de valores de temperaturas



Grupo II

Questão 4 (A)

A actual diminuição de sedimentos nas praias da costa de Portugal Continental, ou seja, do seu «emagrecimento», é devido à...construção de barragens.

Parece haver confusão entre erosão fluvial e erosão da costa marítima


A erosão da costa rochosa, provocada principalmente pela acção abrasiva do mar, o que contribui para o recuo da linha de costa e consequente diminuição das praias:

A pressão urbanística,

A instalação de fábricas

A extracção de inertes

Os Assoreamentos no Rio Arade entre Silves e Portimão têm origem em quê? Porque é se fizeram vários pontões na zona de Portimão?

No Rio Arade existem Barragens?

A falta de Areia na Costa da Caparica deve-se à construção da Barragem do Castelo do Bode? É capaz de ter graça.

----------------------------------------------------------------------------------



Prova Escrita de Economia A

2.ª Fase – 2ª Versão

Grupo I

Questão 4 (B)

População activa depende apenas da disponibilidade de as pessoas produzirem (?)

Na realidade o conceito abrange a capacidade, o desejo e a disponibilidade.

O INE faz uma apreciação conceptual muito bem elaborada
 (POPULAÇÃO ACTIVA: CONCEITO E EXTENSÃO ATRAVÉS DOS CENSOS)


A resposta do exame aproxima-se de um conceito apresentado na Faculdade de Economia do Porto, onde se afirma que:

População com condições potenciais para trabalhar e que constituem mão-de-obra disponível para a produção de bens e serviços e que entram no circuito económico.

 

Os alunos estudam por manuais (mesmo as indicações programáticas seguem o teor dos manuais aprovados e os professores recebem indicações de que se devem abster de aprofundarem os conhecimentos dos alunos com conceitos de natureza mais avançada) que tentam ser objectivos para o nível de desenvolvimento cognitivo dos alunos do secundário

Com estas respostas ficamos a pensar sobre a capacidade de sapiência destas sumidades (3 equipas por disciplina) que ao longo do ano produzem 4/5 provas e ganham um balúrdio.

Qualquer chamada de atenção sobre questões com respostas mais do que dúbias recebe sempre a mesma receita: os elementos do JNE mesmo que errados têm sempre razão.



Nenhum comentário: