Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

sábado, setembro 25, 2010

Mobilidade Educacional?

Final do ano lectivo transato, Mega-agrupamentos conduz a uma menor oferta de horários, com professores a ficarem em maus lençóis e funcionários administrativos em excesso.
Setembro do ano lectivo 2010/2011 o Governo, com a cumplicidade do PSD, reforça a implementação do princípio da mobilidade.
2011 prevê-se um reforço do número de efectivos da PSP e GNR nas ruas, visto que os respectivos lugares de secretaria irão ser ocupados pelos administrativos da mobilidade.
2011/12 alguns professores do quadro começam a ver que as probabilidades de concorrerem (extinção de cursos por imposição do Ministério, via Parque-escolar) para fora da respectiva área de residência serão enormes ou então necessitam de dar umas voltinhas de cerca 60 km, entre estabelecimentos do mesmo Agrupamento e, como que são obrigados a sentirem-se, aparentemente, mais seguros ao aceitarem outras actividades, junto da residência, embora ganhem menos.
Nestes casos o stress tende a intensificar-se e a pressão para a Aposentação, ainda que com penalização, tende a aumentar (poupança forçada por parte dos Governos) e assim terem mais euros para modernizarem os Submarinos.
As Escolas, abrem novos cursos e contratam Professores Contratados ad aeternum, que são mais baratinhos, para o OGE.

Nenhum comentário: