Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

terça-feira, novembro 02, 2010

ADD: a auto-avaliação crítica

Comparando os Padrões de Desempenho Docente de Isabel Veiga e os do tempo de MLR, podemos facilmente concluir que, a complexidade deste novo nada fica a dever ao outro.
Os do tempo da outra madame que tantas birras deu parece que foram esquecidos, na medida em que, até hoje, ainda ninguém se pronunciou sobre os novos e que irão gerar de novo o caos.
Sindicatos, Bloggers, Professores e Comunicação Social ainda (fingem?) andam algo alheados.
Quando as dificuldades começarem e os conflitos ficarem insanáveis e só nessa altura é que todos deitarão as mãos à cabeça, buscando culpados.
Todos nos viraremos para os Sindicatos em busca de auxílio...


No dia 6 irá realizar-se uma manifestação de descontentamento da Função Pública. 
Os Professores têm demonstrado um total desinteresse e quando alguns dos que escrevem em blogs se referem a outros professores como aqueles sindicóides, apenas estão a desvalorizar a acção de uns que lutam contra a passividade de outros.
Desvalorizando Manifestações ou Greves (normalmente os Apparatchik é que têm comportamentos semelhantes) significa alguma dor de cotovelo.
Para o bem e para o mal estamos dependentes da existência dos Sindicatos.
É uma pena que não haja coerência e ética nas críticas destrutivas que se fazem aos Sindicatos (também erram e, para além disso, existem 14 organizações sindicais de professores. Porque é que as críticas só recaem sobre a FENPROF?), nas vezes em que precisamos, até são porreiros, enquanto que em outras e quando as expectativas ficam furadas, nada melhor do que virar a fúria, tipo noite de cristal, sobre as ditas organizações.

A verdadeira coerência residirá quando os professores não sindicalistas, que estão sempre contra os Sindicatos, recusarem qualquer benefício obtido por esses mesmos Sindicatos. 
Mas, tal como antes 25 Abril de 1974, o comodismo, o oportunismo e a covardia imperam.

Nenhum comentário: