Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

segunda-feira, fevereiro 21, 2011

Amor à Difamação e Honra da PIDE

Segundo o semanário Expresso de 19 de Fevereiro, familiares do último chefe da PIDE, Silva Pais, pretendem obter, judicialmente reparações difamatórias contra o bom nome de tão sinistra figura, por via do facto de ter sido levado à cena A Filha Rebelde, no Teatro D. Maria II.
Interessante este despertar da honra familiar, por via colateral, 37 anos após o movimento militar de 25 de Abril de 1974, esquecendo-se das sinistras figuras que torturavam e assassinavam pessoas, muitas das vezes apenas por simples delito de opinião.
Quem foi o Chefe da Pide, que quando chegava material novo, obrigava cada preso, a colocar as mãos espalmadas em cima da respectiva secretária, com dois ajudantes que seguravam os braços do infeliz, e com uma régua metálica desfechava-a sobre as mesofalanges das duas mãos?
Será que a respectiva família também quer proveitos judiciais sobre difamação e honra de tão distinto familiar?
Neste caso, também assiste, aos familiares dos presos, o direito de descarregar nos familiares dos respectivos torturadores (não sujeitos a julgamento e respectiva condenação) o pagamento das favas contadas anteriormente: justiça popular ou duelo? Ficamos a aguardar eventuais sugestões.

Nenhum comentário: