Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

quinta-feira, março 24, 2011

ADD: Nulidades Jurídicas Insanáveis...

Desde o início do presente ano lectivo assiste-se a um rodopio de declarações de professores, de associações sindicais, de juristas, de conselhos directivos, de conselhos pedagógicos, quer na imprensa, quer na blogosfera, contra o novo sistema da ADD e que era pior do que o de MLR.
Enfim, todos criticam, avaliam e não avaliam, matam e esfolam, manifestações e contra-manifestações, enquanto o Governo vai fazendo acrescentos, mas nunca no que falta (vício processual...) e corrigindo o que está ilícito (juízes em causa própria).
Alguns acenam com a cenoura de que se o PSD ganhar as eleições ir-se-á construir outra ADD!!! Mas amanhã, em plena campanha eleitoral e de uma forma oportunista o PSD irá viabilizar o fim da ADD, esquecendo-se que em iniciativa anterior e similar do BE votou contra... e Paulo Rangel sempre se mostrou um Fã acérrimo das medidas lançadas por este Ministério da Educação. Depois das eleições e se o PSD ganhar, os professores irão descobrir que PSD = PS...
Por outro lado, o Ministro dos Assuntos (para)lamentares do Burkina-Faso denunciou esse oportunismo eleitoral, mas esquecendo-se que revogar a implementação de um processo de avaliação cheio de ilegalidades, estilo S de Salazar, não é lançar o caos na educação, mas repor a legalidade das situações.
Este Ministro já nos habituou a uma conversa fiada, ao estilo de um bordel, quando uma profissional do alterne, com uma vida de 50 anos recheada de situações escabrosas, resolve casar e perante o representante da santa madre igreja jura que é imaculada, inocente e virgem... e que os outros é que são uns oportunistas que lhe querem estragar a reputação...
Resta saber se a Omissão e a Ilegalidade foram um lapso ou resultado de acções premeditadas.
Realmente, nunca ninguém terá lido, com olhos de ver, todo o articulado, quer em termos da letra da lei, quer na análise ao respectivo espírito.
Os Professores barafustam e estão contra coisa nenhuma...
O essencial está no que acabámos de escrever (Filhos de um Deus Menor) e o resto da descoberta do imbróglio cedemo-lo a outros, quiçá mais experts na matéria.
Até fica mais bonito e já não existirá a tentação do plágio (sem citar as fontes).
Mas o verdadeiro obreiro da descoberta cabe, por inteiro, à Directora, de uma das escolas públicas, que mais tem sido vilipendiada e amesquinhada por alguma blogosfera. Quem será o primeiro a querer retirar o coelho de dentro da cenoura, admitindo o facto de que já, em tempos, tinha reparado nesse pormenor, mas por uma questão de pudor, não quis lançar mais confusão para a praça pública?

Um comentário:

Unknown disse...

O comentário a verde é genial...