Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

segunda-feira, março 07, 2011

Educação: Demagogia e Populismo...

De uma maneira geral podemos afirmar que este sistema político necessita de ser refundado, na medida em que o actual estado partidário enquistou a defesa de um Poder desfasado da realidade.
Os Partidos Políticos, principalmente os da oposição tentam imitar os respectivos vícios antigos e os novos do PS, de perpetuarem o carcinoma que tem vindo a corroer a democracia, enviesando as expectativas/aspirações básicas da sociedade portuguesa.
Se na arena político-partidária do confronto da Assembleia da República e dos Media de grande consumo, há como que uma aparente digladiação corrosiva entre os diversos rivais, já nas lides vão-de-escada, como as reflexões/entrevistas, a verdade das palavras contradiz os supostos actos futuros de cada um dos Partidos.
O populismo e demagogia dos dirigentes do PSD e do CDS marcam a agenda em função dos respectivos interesses, como se apresentassem atestados de virgindade de inocência perante os desmandos de um governo no meio de uma violenta tempestade, com ondas de um metro; a turbulência governamental apenas é criada pelo próprio Homem do Leme que tenta incendiar as águas...
O PS procura a vitimização, mesmo que para isso tenha de hipotecar a sobrevivência da população, enquanto que as outras entidades partidárias tentam apresentarem-se diferentes, para governarem a mesma no mesmo estilo de política.
As declarações de Paulo Rangel marcam o nascimento de um novo paradigma que será semelhante a la mierda do paradigma do PS.
Afinal de contas, as medidas educacionais propostas pelo PS coincidem o pensamento das dos dirigentes do PSD/CDS, que na A. R. se apresentam como paladinos da transparência e da ética e nos rincons confessam outras intenções.
Despedir, despedir, despedir, para poupar na despesa primária, mesmo que o futuro sem futuro educacional de uma geração possa servir de aval para financiar a má gestão governamental, presente e futura, em favor de interesses individuais e partidários...
O PS, por exemplo acusa e com razão o PSD e o CDS de querem a privatização do Serviço Nacional de Saúde, mas por outro lado, o Governo está abusando das PPP, com a privatização da Gestão do SNS e da Gestão da Escola Pública.
 Qual a diferença?

Nenhum comentário: