Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

sábado, maio 14, 2011

Cenários Eleitorais estilo Frankenstein Junior...!

As sondagens recentes tentam transmitir uma ideia plausível de tendências eleitorais, em termos de votos apurados, nas urnas de 5 do mês de Junho.

Dentro deste contexto diversas hipóteses se poderão colocar (obtenção de 116 deputados):

I - maiorias absolutas partidárias unitárias

1º - PS obtém maioria absoluta - era mais do mesmo com agravamento das medidas, estilo revanche, principalmente para os professores, continuação da formação dos Hiper-agrupamentos de escolas, continuação da gestão não democrática da escola pública e tendencialmente partidarizada, reforço de meios suplementares de repressão a opositores do processo de ADD adoptado anteriormente  e quiçá com o regresso da megera, vinda directamente da FLAD; com sanção sobre pessoas de baixos rendimentos e aumento da corrupção; baixa nas contribuições patronais para a segurança social (tal como já acontece com o Estado perante os seus funcionários) e  aumento do IVA e despedimento de Funcionários Públicos (mobilidade funcional...).

2º - PSD obtém maioria absoluta - substantivamente semelhante ao PS com a continuação da formação dos Hiper-agrupamentos de escolas e da gestão não democrática da escola pública e absolutamente partidarizada e redução da escola pública e do Serviço Nacional de Saúde ao sistema dos USA, reforço de meios suplementares de repressão a opositores do processo de ADD adoptado anteriormente pelo PS, com algumas nuances de diferencião eleitoral  e quiçá com o regresso de outra personagem tipo megera; com sanção sobre pessoas de baixos rendimentos e aumento da corrupção; baixa nas contribuições patronais para a segurança social (tal como já acontece com o Estado perante os seus funcionários) e aumento do IVA e despedimento de Funcionários Públicos (mobilidade total...)..

3.1 - PP/CDS obtém maioria absoluta - Os Deuses Devem Estar Loucos...
3.2 - PCP obtém maioria absoluta - Missão Impossível...
3.3 - BE obtém maioria absoluta - Se Beber não Case...

II - maiorias absolutas partidárias coligadas

4º - PSD + PP/CDS - Programa do PSD com laivos de histeria mercantil, já conhecidos dos tempos de Durão Barroso e de Santana Lopes e com Paulo Portas a querer mais Poder (tachos) maiores Responsabilidades e mais apetência para condicionar Passos Coelho.  Os Piratas das Caraíbas da Europa

5º - PS + PP/CDS - reedição do queijo limiano sem Sócrates, como se o PS aceitasse subordinar-se a uma birra de feirante que tem dificuldades em aceitar a existência de organismos como a ASAE, embora, a nível de programas haja alguma identificação base.
Se houver opção de Poder, o PP pode mandar avançar as linhas atrasadas, deixando o líder resguardado, para poder promover eventuais e futuras alienações de responsabilidades, em termos de defesa dos respectivos princípios face às medidas duras da troika que o PS fará e com igual dimensão às preconizadas pelo PSD. Chefe, mas Pouco...

Na realidade este cenário é talvez um dos de mais difícil concretização, ou talvez não...

6º - PS + PSD + PP/CDS - A maioria acima de 116 deputados só tem demonstração prática com esta coligação sinistra (todos com a troika) e com o homem do leme borda fora (?); l'amour à trois.


7º - PS + PSD - sem Sócrates e quem sabe sem Passos Coelho (?). Os Malucos do Riso...

Na verdade este cenário é talvez o mais provável, mas o de maior dificuldade de concretização.

A solução passaria pela iniciativa de indicar uma figura pública consensual, por parte do Presidente da República.
Pois, aqui nesta situação, a viabilidade de um Primeiro-ministro e do consequente Governo seria equivalente aos episódios da Novela inerente à eleição do Provedor de Justiça.


Ora, a viabilidade de um Primeiro-ministro e do consequente Governo estável, tornar-se-ia problemática, porque:

A Figura poderia ser do agrado do PS e o PSD, mesmo que houvesse uma comunhão de ideologias, recusaria.

A Figura poderia ser do agrado do PSD e o PS, mesmo que houvesse uma comunhão de ideologias, recusaria.

 PSD e PP/CDS querem o PS, mas sem o Zé.

Durão Barroso fez do Zé o paradigma do novo governo liderado pelo PSD e com a muleta do PP e apesar de tudo o resultado final foi um desastre orçamental, com venda de dívidas, com antecipação de receitas futuras, com aumento das PPPs e outros malabarismos contabilísticos.

Sócrates teve óptimos professores...

Mas o Voto em Branco também não é solução, embora possa determinar a representatividade de cada força política perante os eleitores votantes...

O Poder da Comunicação tem pertencido a Sócrates, enquanto que o resto dos líderes não passam de amadores, quiçá encartados num qualquer Centro de Novas Oportunidades.

Um comentário:

Felix Magalhães disse...

Sábado em Fafe, muitos dos acompanhantes efusivos eram professores que rasgaram o cartão de sindicalizados, que chamaram ao Sócrates o que Maomé não disse do toucinho e que estão contra todas as formas de avaliação.
São pessoas sem carácter e assim não admira que o PS ainda obtenha uma Maioria Absoluta.