Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

segunda-feira, agosto 22, 2011

A ADD dos Inocentes ou um presente envenenado...

A nova proposta do Ministério tem tanto de dúbio como o facto de estarmos actualmente no mês de Agosto.
Uns dizem que retirar do processo de avaliação os professores dos escalões mais elevados é dividir para obter apoio ao actual Ministro.
Outros argumentam com a necessidade de poupança de custos.
Finalmente há os que advogam com o facto de que os bons professores, os dos escalões mais altos, pouco têm de aprender, visto que são detentores de vasta experiência (Know-How)
Se isto fosse verdade, bastaria que se reabilitasse a figura do Professor Titular.

Pensamos que a verdade a opção governamental parece ter um objectivo mais sinistro, porque a aceitação pela não avaliação depende de cada um dos professores; não sendo obrigatório sujeitar-se a tal procedimento, será de toda a conveniência que os professores não se deixem cair na tentação do facilitismo.
Actualmente, em muitas escolas, os professores que estão nos escalões mais elevados, têm sido obrigados a concorrer para a mobilidade por efeito do aumento progressivo de horários zero de componente lectiva.
Como estes casos ainda têm pouca expressão, parece haver um certo desprezo ou indiferença.
Mas, com o passar do tempo, poderá haver um engarrafamento nas vagas mais próximas do local de residência e o desempate, por óbvias razões inerentes ao Processo Administrativo, irá fazer-se com recurso às classificações das avaliações.
Se um professor aceitar não ser avaliado, porque a lei o isenta em termos de vinculação obrigatória, pode acordar para uma situação de pesadelo...


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