Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

terça-feira, outubro 11, 2011

Guerras de alecrim e manjerona...

Estas guerras ente Norte e o Sul, ou mais prosaicamente escrevendo, entre Porto e Lisboa para além dos inevitáveis interesses políticos, futebolísticos, etc., também tem nos meios de comunicação social uma forma de dividir para reinar, quiçá imitando o antagonismo histórico entre Madrid e Barcelona.
Parece que até o encerramento de escolas e o facto de os professores a norte terem menores hipóteses de colocação, serve de consolo para os duelos de esgrima, pelo lavar da honra...
As edições dos diversos jornais diários vão nesse sentido de falso nacionalismo Aparente, na medida em que, existe uma versão sulista e outra a norte de Coimbra, em termos de notícias locais, como se os que vivem no Fundão estivessem mais identificados com os problemas dos amores do presidente da capital do que com o abastecimento de água em Aveiro.
O jornal Público e por vezes JN/DN (propriedade comum) insistem nessa temática inconsequente, principalmente para quem se desloca para determinadas zonas balneares.
Só os leitores com assinatura digital têm a sorte de ler as duas versões.
Quem estiver com intenção de ler mexeriquices basta ler uma folha de alface que aparece com o nome de Telégrafo da Matina.


 No outro dia, fomos abordados por um conjunto de jovens, para quem a crise pouco diz, mas que até pode servir os seus propósitos, consoante o diálogo estabelecido, na recolha de apoios, vulgo assinaturas, de apoio a um partido que defenda os interesses do norte, contra a capital, tudo ao estilo do soba da Madeira!!!
Alguns desses jovens já tinham dado aulas na minha escola e neste ano lectivo ficaram de fora do sistema.
Parece que o país continua alheado...

Nenhum comentário: