Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

sexta-feira, janeiro 06, 2012

A Qualificação dos Portugueses


O Conselho Nacional de Educação tornou público, recentemente, o relatório ‘O Estado da Educação 2011. A Qualificação dos Portugueses’.

Este relatório dirige-se ao público em geral e não só aos profissionais da educação. O Conselho Nacional da Educação aprecia o desenvolvimento e aplicação das políticas de educação e formação, emitindo pareceres e recomendações, por sua iniciativa ou a pedido do governo.

Uma leitura atenta deste relatório permite constatar a situação da educação em Portugal, refletindo alguns dos aspetos que vivenciamos no nosso dia a dia.



Naturalmente, não seremos muito pormenorizados no nosso comentário, apenas pretende-mos apresentar algumas reflexões que mereceram uma atenção mais cuidada.

A educação e formação são setores decisivos na evolução dos países. Não é de mais lembrar que a educação de todos e ao longo da vida impõe-se como necessária ao aperfeiçoamento pessoal e profissional, à adaptação ao mercado de trabalho e à própria sobrevivência. A problemática da educação de todos e ao longo da vida não deve ser equacionada só como um desafio escolar, mas ser colocado a toda a sociedade.



Quando se refere a “qualificação dos portugueses”, estende-se à formação escolar e profissional, adquiridas nos diferentes níveis de ensino e em diferentes contextos - formação inicial, contínua e reconhecimento de saberes adquiridos em diferentes ambientes.



Diz-se que, em termos globais, os portugueses possuem qualificações baixas, mas quando atendemos às diferentes vias de formação de nível secundário o ritmo de conclusão é elevado. Surge, então, a referência e a relevância que devem ser dadas ao processo de reconhecimento, validação e certificação de competências.



Também lemos no relatório que os jovens portugueses estão atualmente muito mais qualificados do que estavam em 2000.
O acesso à educação alargou-se de modo significativo em todos os níveis de ensino. Para esta melhoria, muito contribuiu o aumento e diversificação da oferta de educação e formação de nível básico e secundário. Paralelamente sentiu-se o decréscimo do abandono do sistema de ensino sem diploma.



Constata-se ainda que os professores, elementos decisivos no conceito educação para todos, também têm investido na melhoria das suas qualificações.

Neste relatório, identificam-se alguns recursos e estratégias importantes e implicados na melhoria do sistema educativo: renovação de instalações e equipamentos, expansão das bibliotecas escolares, apoios diversificados a alunos e melhor inserção das escolas nas áreas em que se localizam.
Destaca-se ainda o investimento muito significativo nas Tecnologias da Informação e Comunicação.



Registam-se alguns avanços na educação de adultos. Destaca-se que é visível na sociedade portuguesa, o reconhecimento da importância da elevação dos níveis de qualificação da população e a valorização social da Aprendizagem ao Longo da Vida.

Considera-se que há uma reconciliação entre os adultos pouco escolarizados com os percursos de educação e formação, valorizando a sua experiência de vida.

Nenhum comentário: