Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

quinta-feira, maio 24, 2012

O Me(l)ga-agrupamento da Escola Secundária Carlos Amarante

 A ESCA é contra e a favor dos mega-agrupamentos, talvez..., e depende...

A ESCA, segundo noticias do Correio do Minho do dia 22 de Maio, estava de corpo e alma, de oposição solidária com todos os diretores das escolas de Braga, à formação de Mega-agrupamentos educativos.
No entanto, no dia 23 de Maio, noticiava o Diário do Minho, que a direção da ESCA até aceitava a agregação de escolas, desde que a EB2/3 Francisco Sanches (cerca de 50 metros de distância da Sede) fosse retirada do seu território educativo, por troca com a EB2/3 Lamaçães (cerca de 400 metros de distância da Sede).
O pragmatismo da Diretora Hortense não deriva do facto de ser contra as agregações em si, mas porque o território educativo delineado a obrigará, num primeiro momento, a aceitar a EB2/3 da Faixa de Gaza (TEIP) em sistema de parceria em 2012 e em 2013 numa de agregação efetiva, que lhe poderia complicar o ranking ou a paz social e educativa...
Pelo mesmo diapasão se expressaram 145 elementos da comunidade educativa supostamente representativos.
As Elites continuam a não aceitarem misturas com alunos problemáticos provenientes de famílias desestruturadas, com posições xenófobas próximas de uma tal de Le Pen...
A EB2/3 Francisco Sanches ficará, desta forma, associada como o patinho feio que nenhuma das escolas secundárias quererá.
A agregação das escolas e a consequente formação dos Mega, encontra-se actualmente num impasse, em Braga.

Nenhum comentário: