Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

terça-feira, maio 01, 2012

Pingo Doce: a Arte de Vender Ilusões

Em algumas lojas, nos últimos dias verificou-se, subreptciamente uma subida generalizada em determinados produtos, principalmente em aqueles que têm consumo assegurado.
Em algumas das prateleiras estavam anúncios, pouco claros sobre descontos do estilo leve dois e pague um.
Depois, hoje a promoção do 100€ no mínimo (99,9€ não dava direito a desconto), apenas demonstrou que a solidariedade entre portugueses (boicote a compras em lojas que estão contra o descanso dos trabalhadores) já não existe.
O interessante deste movimento de massas, foi o facto de que a ânsia de comprar pechinchas conduziu a certo tipo de confusões:
  1. Soma potencial dos preços dos produtos adquiridos estariam aparentemente acima da realidade, do verificado junto das caixas registadoras (descontos sobre promoções pouco perceptíveis).
  2. Compra em quantidades exageradas pode revelar-se num aumento de problemas, em termos de armazenagem.
  3. Será que os consumidores verificaram os prazos de validade de determinados produtos, de natureza alimentar, tendo em conta o tempo médio de consumo?
  4. Aumento dos níveis futuros de produtos desperdiçados com destino traçado: lixo.

Nenhum comentário: