Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

sábado, maio 19, 2012

Saúde em época de Saldos...

Dumping um conceito saxónico que se encontra muito voga, nos últimos tempos, principalmente no sector dos serviços.
  1. Primeiro foi a campanha do Pingo Doce e do Continente no leite espanhol.
  2. Depois, foi a promoção dos 50% de desconto do Pingo Doce e dos 75% do Continente em cartão. Aqui, as queixas vieram não da concorrência, mas das moralidades políticas: Evidentemente que a data do 1º de Maio foi uma provocação ideológica, porque se algum benemérito fizer uma distribuição alimentar, cozinhada só à base de carne, aos mais desfavorecidos, na Sexta-feira santa, a Igreja, a Jonet, etc., considerariam que seria uma blasfémia para a excomunhão.
  3. Finalmente e talvez mais grave é o que está a acontecer com os medicamentos, cujo preço final, talvez seja inferior ao custo das embalagens.
Aqui, o que está em causa, não tipifica uma situação anómala de simples concorrência, mas de enganar os doentes sobre os verdadeiros produtos (princípios ativos) que servem de base a esses medicamentos.
O Doente compra, por exemplo, um anti-inflamatório travestido de placebo, que pode transformar uma simples infeção numa situação mais grave, como uma Septicémia.
Nem Governo, nem as Ordens de Farmacêuticos e/ou dos Médicos, nem o Infarmed ou a Apifarma parecem estar sensibilizados para esta problemática.
Porquê?
Que interesses manobram os bastidores da saúde em Portugal?


  1.  

Nenhum comentário: