Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

sexta-feira, junho 08, 2012

Serviço Nacional de Saúde: The Bookkeeper Macedo Melo

Notícias de espanto e quiçá de maldizer, porque desde 2008 que a dívida do SNS, segundo o Tribunal de Contas, tem vindo a crescer e o OGE já não comporta verbas para equilibrar as contas do Deve e do Haver.
Claro que tudo tem várias explicações que ninguém quer recordar:
Por exemplo, o Hospital Amadora Sintra era explorado pelo grupo Melo Saúde e a gestão danosa de sobrefacturava sucessivamente a duplicação de despesas/tratamentos, cirurgias, etc., e Sócrates pagava.
O Tribunal de Contas detetou a marosca e o Ministério da Saúde, para tapar a boca do povo, exigiu ser ressarcido pelos dinheiros pagos a mais e não renovou a gestão privada de um hospital público.
Mas, por obra e graça da santíssima de S. Bento, o Estado devolveu, por outra porta, ao grupo Melo o dinheiro supostamente resgatado e deu-lhe a gestão do novo Hospital de Braga.
Na altura o mentalista dos interesses dos Melos era um tal Macedo.
Hoje, o defensor do SNS (serviços mínimos), sem por em causa a herança Melo, é também, quem sabe a verdade, um suposto mano gémeo de outro Macedo que também se chama Macedo.
A dívida é uma realidade, não só por haver uma descapitalização dolosa do SNS, mas também porque os sucessivos Governos sempre pagaram a mais os contratos com os Privados.

Dizem que o SNS tem médicos em excesso e por outro lado subcontratam horas suplementares a uma empresa, cujos accionistas são, por pura coincidência, afetos à onda laranja...

Nenhum comentário: