Um longo ano para se licenciar e muitas vozes críticas se levantaram, algumas servidas em contraponto à sobremesa fria do caso Sócrates.
No entanto, parece que existem ainda cerca de 9 dezenas de felizardos; Relvas, com tanto canudo à vista, não estava só.
No entanto, estes 90 infelizes, chamados à ribalta dos holofotes dos Media, bem podem sentir-se algo cabisbaixos, porque na área metropolitana do Porto existia uma Instituição do Ensino Superior, perita em passar diplomas na hora, e pilim vivo por debaixo da mesa...(onde tudo era negociado, desde a data de entrada no centro, até à data da conclusão do curso).
Estas instituições Privadas, têm os seus podres mais podres que os eventuais desvios de seriedade dos Centros de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC), ou seja, estilo novas oportunidades que Nuno Crato tanto criticou no ensino público básico e secundário (jamais no privado), mas que nunca emitiu qualquer discordância a esse tipo de procedimento, relativamente ao ensino superior privado.
Estas instituições Privadas, têm os seus podres mais podres que os eventuais desvios de seriedade dos Centros de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC), ou seja, estilo novas oportunidades que Nuno Crato tanto criticou no ensino público básico e secundário (jamais no privado), mas que nunca emitiu qualquer discordância a esse tipo de procedimento, relativamente ao ensino superior privado.
Muitos professores, a maior parte já reformados, conseguiram ser transformados/reciclados de miseráveis Bacharéis em promissores Licenciados e outros de Licenciados em Mestres (o pico do negócio coincidiu com a corrida à graduação dos Professores Titulares).
O problema traumatizante surgiu depois, com remorsos do cacau que voou:
O problema traumatizante surgiu depois, com remorsos do cacau que voou:
- Professores Titulares foram para reciclagem...
- Um diploma do Governo equiparou bacharéis a licenciados, para efeitos de progressão da carreira e consequente aposentação
Nós não sabemos quem era ela, mas conhecemos situações reais de professores que deram asas às respectivas euforias, nas salas de professores, e os respectivos processos, apesar de serem secretos (excepto para o SIED), atestam isso.
Aliás a carreira académica, dentro do ensino superior privado, permite que recém doutorados possam passar a catedráticos, quase imediatamente, enquanto que no ensino público, a maior parte estagna no Associado, anos sucessivos até à reforma.
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