Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

terça-feira, agosto 14, 2012

DACL: convulsão licenciada...?

Durante o mês de Agosto, as chefias regionais reuniram com os directores das escolas, quer a nível concelhio ou distrital, conforme a dimensão dos auditórios.
Anteriormente Nuno Crato, para os Media, anunciou um conjunto de orientações que as escolas deveriam implementar, de forma a minorar o insucesso educativo.
Depois, muitos directores, porque leram as instruções em diagonal, tiraram muitos professores do concurso, verificaram que talvez se tenham precipitado e pediram MEC autorização para anularem a anterior requisição de professores de DACL.
Por conseguinte, estas reuniões com os directores e subdirectores regionais, apenas pretendiam esclarecer eventuais dúvidas dos diversos directores.
O caricato aconteceu de norte a sul, porque as chefias regionais também não tinham bem a certeza sobre o cabal esclarecimento das dúvidas.
Por exemplo, na medida n.º 7, sobre o desdobramento em disciplinas técnicas, dos cursos profissionais, houve Directores Regionais que para uns directores de escolas, disseram que era possível haver tais desdobramentos, enquanto que para outros, acrescentaram que essa medida também se aplicaria às disciplinas específicas. Mas, muitos directores de escola receberam um rotundo Não sobre a aplicação de tal medida.
Por outro lado, a posição dos directores regionais nem sempre coincidiu com as opiniões dos sub-directores regionais.
O impasse perante o Nim levou que as direcções de muitas das escolas enviassem, através de meios institucionais adequados, pedidos de esclarecimento à DGAE.
A espera temporal das respostas/esclarecimentos coincidirá com o termo do prazo de retirar professores de DACL.
Se o MEC responder que a medida 7 não poderá ser aplicada, mas que era apenas uma lúdica orientação jornalística, então os tais 13 000 horários zero serão uma triste realidade.
Se o MEC disser sim, as listas de DACL passarão para números residuais.
E se o MEC nada disser, alguns directores de escolas poderão fazer uma interpretação tácita de que o MEC aceita, porque em termos jurídicos é perfeitamente legal.

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