Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

quarta-feira, abril 11, 2007

Casas com Estórias - 3

Balada do Encantamento (!)
Descendo da serra, estacionei algures por aqui. Bem, primeiro, no andar superior do prédio onde se encontravam as instalações da Delegação de Saúde (ainda não havia Cine-Teatro) e só depois ...
A rua Machado dos Santos (lado esquerdo) constituía a nacional 1, 24 horas por dia de trânsito intenso; por sua vez, a rua José Jardim (lado direito) era um silêncio e onde por vezes havia peladinhas de bola, era o lá vem um ...
Num lado da casa, era o inferno, no outro, o paraíso.
Em Leiria, o ingénuo pensou que estudar, no Liceu, o tornava mais inteligente (5 anos + 2 raposas); puro engano, com o canudo na mão verificou-se que ele se tinha tornado num nabo erudito.
Talvez, por isso, sentisse um desejo ardente em conhecer os mafiosos meandros, do outro lado, o dos mandões e acabasse por cair no pecado da gula pelo poder: ser um inconsequente professor.
Para além desse trauma, esse miornos da pânria, parece nutrir alguma simpatia pela OÁSIS, onde, todos os dias, se luta pela dignificação da vida de cada um. Ir a Leiria, todos os anos, é ficar pelos Pousos para pagar pessoalmente as quotas na OÁSIS (cerca de 250 km de viagem).

Nenhum comentário: