Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

terça-feira, julho 31, 2007

Titulares - Novela: episódio n+2

Oficialmente, hoje, oficiosamente desde ontem, ficámos a saber quem são os Professores Bons e os Professores Bestas; por vezes, por um único ponto, assim ficaram diferenciados, os professores estilo futurex da Santa e os miseráveis professores, estilo velhos do Restelo.
Pela parte que me toca, por um ponto, fiquei acima da linha de água, enquanto que outros que também desenvolveram inúmeras acções meritórias para o sucesso educativo, ficaram arredados.
Três exemplos para demonstrar o referido:
  1. No período nocturno, muitos professores tiveram coordenações de Turma, mas, trabalhar já não era com eles, embora agora andassem aflitinhos da silva à cata de pontinhos e ficaram titulares.
  2. No período diurno, muitos andaram, durante os últimos 15 anos, de empresa em empresa tentar colocação para estágios de alunos dos Cursos Técnico-profissionais, Cursos Tecnológicos e Cursos dos CET e não tendo direito a pontos, ficaram descalços.
  3. Outros professores voluntariaram-se para executar diversas tarefas, como pertencer à Assembleia de Escola, dinamização de Clubes, Director de Instalações ou promoção de actividades de enriquecimento curricular, etc., enquanto que outros os recusavam, visto que não tinham direito a benefícios imediatos/visíveis ou não tinham capacidade de conciliar a escola com outros tachos. Estes últimos, serão aqueles que poderão vir a beneficiar, ilegitimamente, de reposição de justiça, por parte do Ministério, relativamente aos primeiros, aos voluntários que não ficaram titulares.
Onde está o MÉRITO?
Pelo número de contestatários para irem para Tribunal, penso que, o Ministério para não perder a face, tal como aconteceu com a repetição dos exames do ano lectivo anterior, (perante 5 sentenças judiciais desfavoráveis, pode ter de anular todo o processo) e repor uma certa Justiça legítima para algumas pessoas que têm dado o litro ao longo de muitos anos, embora ilegítima para outras, porque nunca fizeram patavina, terá de actuar da seguinte forma: 1 - Considerar que todos os do 10.º escalão com mais de cinco anos e com 92 pontos passem a Titular 2 - Todos os outros, 8º e 9º escalões, com mais de 95 pontos passarem a Titular.
3 - Em termos de assiduidade, que certo tipo de faltas não sejam contadas, as do 102 (evitar a dupla penalização), tal como as faltas de prestação de ajuda a filhos menores ou a familiares com doenças graves (oncológicas ou incapacitantes até 30 dias).
4 - Que seja contada toda a carreira.

Nenhum comentário: