Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

quarta-feira, agosto 27, 2008

Cozido à moda dos Songhai do Burkina Faso da Europa

Nesta altura do ano, quando a maioria dos professores estão ainda em remanço, os ajustes de contas sobre conspiradores e afins, assumem toda a sua dimensão. Pela calada do silêncio ensurcedor dos gabinetes vazios e às moscas tecem-se alianças, pedidos/cunhas, vinganças, acordos e compromissos e prepara-se o terreno para que o 75/2008 não saia furado para as chefias: distribuição de serviço - disciplinas; níveis; turnos; etc. 1 - Expectativas dos Professores dependerão das posturas desenvolvidas perante os Centros de Poder. Deste modo os professores são classificados consoante os comportamentos e atitudes: A - Nomenklatura Fundamentalista B - Nomenklatura mas Críticos embora trabalhem em Projectos C - Apoiantes do actual Poder mas críticos embora não pertencem à Nomenklatura - estão referenciados como inimigos dos Adversários. D - Adversários Fundamentalistas - coerência E - Adversários (em guerra clandestina) que apoiam todo o Poder Vigente F - Baldas (normalmente são os adversários mais criticos/fundamentalistas e mais perigosos, na medida em que alimentam-se do sangue das suas vítimas: através de portas e travessas fazem as críticas deles, ao poder, por intermédio da boca de terceiros - nunca dão a cara)
G - Os Baldas que pensam ter um Estatuto Social (principalmente se são titularissimos e familiares, ainda que por afinidade, de profissionais da política) segundo o figurino do Jet-set.
2 - Manobras de Bastidores dos Reitores face aos diversos tipos de Clientes/professores (a) - Concedem todos os desejos aos professores tipo A e B (b) - Concedem quase todos os desejos aos professores tipo D e E, pelo menos, para ver se captam/seduzem alguém a mudar de campo. (c) - Fingem aceitar democraticamente os desejos dos professores tipo C que normalmente ficam com os restos (muitas das vezes atribuem-lhes disciplinas sem nexo - ex.: um professor de matemática ir dar aulas de Inglês iniciação), visto que, as disciplinas da respectiva área vão para as cíclicas. Depois, verifica-se que houve um pseudo engano e dão as disciplinas devidas, mas em outro turno (pediu só turnos de dia e agora fica com o turno nocturno ou uma mistura de vários) (d) - Como os Conselhos Executivos nunca promoveram medidas de repressão, para não criarem mais ondas e mais adversários e para não ficarem, agora, mal vistos pela inércia então demonstrada, facilitam a vida (disciplinas com pouco trabalho na respectiva planificação), dos professores tipo F embora possam não lhes conceder algumas minudências.
(e). Aqui o Reitor não afronta directamente os professores tipo G, mas vai tentar ponderar os custos e benefícios, em termos de serem adeptos, críticos ou adversários e em função do prncípio da utilidade marginal.

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