Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

segunda-feira, novembro 10, 2008

A Ministra do Nosso Descontentamento - 4

A Escola com melhor classificação de avaliação externa não está com a Ministra
Proposta de suspensão do modelo de avaliação do desempenho docente aprovada por unanimidade em reunião do Conselho Pedagógico da ESAS, em 05/11/2008 Exma. Senhora Ministra da Educação Embora reconheça e reafirme a importância da avaliação enquanto processo que contribui para a melhoria das organizações, o Conselho Pedagógico da Escola Secundária de Alberto Sampaio vem solicitar a suspensão da aplicação do actual modelo de avaliação do desempenho docente, considerando que: § A avaliação de desempenho do pessoal docente, mais do que um processo de controlo e de prestação de contas, deve ser um processo que contribua para o desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes e para a melhoria da escola; § Por ser demasiado complexo, burocrático e ocupar demasiado tempo e recursos, este modelo de avaliação não contribui para o desenvolvimento profissional dos professores nem para a melhoria do serviço educativo prestado pela escola; § O modo como decorreu o primeiro concurso para Professor Titular provocou um problema de (falta de) legitimidade dos potenciais professores avaliadores; § Este modelo de avaliação não teve um período de experimentação que permitisse averiguar as dificuldades de implementação e introduzir as correcções necessárias; § Ao contrário do que o próprio modelo preconiza, a sua eventual aplicação está já a provocar uma diminuição do trabalho de equipa, das relações de partilha e cooperação e, principalmente, a criação de um ambiente de tensões e conflitos, prejudicial ao desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem; § O ruído associado ao processo de avaliação do desempenho está a desviar a actividade dos professores do seu foco principal, a saber, ensinar; § O Ministério da Educação falhou e revelou total incapacidade ao não emitir, de uma só vez, todas as orientações essenciais para a implementação da ADD, desvirtuando a transparência, a coerência e a verdade de todo este processo. Braga, Escola Secundária de Alberto Sampaio, 5 de Novembro de 2008

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