Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

terça-feira, abril 28, 2009

Os Concursos Nacionais nos Camarões estilo TEIPs

Em tempos, o Pedreira insinuou que a partir de 2013 deixaria de haver concursos nacionais e todo o processo ir-se-ia reger pelos mesmos moldes dos TEIPs que, ontem encerraram.
De forma, mais ou menos, discutível, em alguns dos respectivos critérios de recrutamento, podemos concluir que quase todos os agrupamentos utilizaram o mesmo modelo de sistema copy and past.
Mas, neste tipo de andanças, houve um que destoa do figurino, o do Oeste da Colina, em Ouagadogu (EB 2/3 Mixaminos - Burkina Faso). Os itens postos a concurso revelam, por um lado, a extrema pessoalização (enfuche) posta à disposição da comunidade educativa e por outro, a desclassificação mental ou de demência, quiçá de insanidade mental, dos professores com tempo de serviço superior a 25 anos.
Mas, não desfazendo do Chefe, poder-se-á questionar sobre o seu respectivo grau de inteligência, na medida em que, ele também tem mais de 25 anos de serviço, ou seja, não devia já ter-se reformado por deficiência, talvez bipolar? Se a partir de 2013 o processo nacional passar a este nível atomicista, então é melhor muitos futuros ex-profs., pensarem em procurar outras freguesias, mudando de job.

Nenhum comentário: