Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

sexta-feira, junho 05, 2009

Madame de Pompadour la Marquise de l'éducation

Os Centros de Formação receberam ordens expressas da Ministra, sob pena de os respectivos directores serem sancionados, de telefonarem, até dia 8 de Junho, a todos os professores e intimá-los a aceitarem ou não, naquele mesmo instante, a frequência de determinada acção de formação: Sim ou Sopas.
Em Braga, alguém atendeu, no dia 2 de Junho, uma dessas chamadas e gerou-se logo ali um equivoco engraçado, na medida em que, o destinatário não era o detentor desse telemóvel, porque quem atendeu foi o larápio, de outro métier, que, na sua santa inocência foi-se desculpando de que devia haver qualquer engano e que ele não tinha essa indigna profissão; palavra puxa palavra e o tom cada vez mais azedo, porque o Centro acreditava que o dito professor se estava a desculpar para fugir em assumir uma oportunidade, estilo euromilhões.
A chamada teve um fim algo caricato e emocionalmente motivadora, quando o falso destinatário mandou a Ministra para o raio que... Remédio Santo.
Passaram-se, seguramente cerca de uns bons 10 minutos e o preço total não terá sido inferior a 50 centimos. Se o Centro tiver que contactar cerca de 1 000 professores e houver outros enganos, estaremos a calcular o custo total de 600 euros. Se mandassem essa proposta por Email, o custo ficaria por zero euros.
Em Braga existem 2 Centros Públicos de Formação de Professores e em Portugal algumas dezenas. Quais serão os custos?
Para este tipo de situações Ad-hoc existe dinheiro, mas para outras mais prementes existe uma crise...
Estou a ver a cara de muitos professores sem saberem o que responder, na medida em que, parece que o Centro, pelo que vai constando no millieu, não terá informado nem sobre os conteúdos, nem sobre os respectivos horários.
O ladrão, foi contando a história, pelos cafés onde ia emborcando uns pirolitos e terá afirmado que com receio de estar a ser vigiado pela bófia, deitou o maldito telemóvel ao rio Este (Paz à sua alma no seu eterno descanso).

Nenhum comentário: